Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Colinas do Tocantins, através da Secretaria de Saúde segue a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A Campanha acontece de 15 a 31 de agosto em todos os postos de saúde do município, sendo 15 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: hepatite B, pentavalente, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus humanos, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e rubéola) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A medida visa a diminuição do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, através da atualização do esquema vacinal. É importante lembrar que os pais ou responsáveis devem levar seus filhos munidos da caderneta de vacinação.

Para realizar uma maior divulgação e mobilização para a comunidade, dia 15 de agosto, será o dia “D” da campanha, onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08 às 17 horas, para a vacinação e atualização da caderneta de vacinação. Também será montado um posto volante em frente à Secretaria Municipal de Saúde, onde a criançada depois que tomar a vacina, poderá se divertir com pula-pula, pipocas, algodão doce e outros locais de brincadeiras.

“Essa campanha oportuniza aos pais atualizarem o esquema de vacinação de seus filhos, garantindo assim a imunização contra diversas doenças. É fundamental que todas as crianças que tenham seis meses a cinco anos incompletos, passem pela atualização da caderneta de vacinação a fim de resgatar as que estejam com a situação vacinal em atraso”, enfatizou a diretora da Atenção Básica, Tânia Dias.