Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

As atividades do projeto Agosto Verde são variadas para incentivar os produtores a cultivar produtos agroecológicos com objetivo de oferecer produtos mais saudáveis e com valor agregado, atendendo as exigências dos consumidos e o mercado, cada vez mais seletivo. O projeto está sendo executado em várias linhas de atuação, com ações direcionadas aos agricultores do município e dos municípios do entorno de Palmas. Nesta quarta-feira, 12, a ações foram realizadas na Unidade de Compostagem, na região Norte da Capital. 

Na Unidade de Compostagem, na região Norte de Palmas, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de processamento do adubo orgânico. A compostagem é um sistema de reaproveitamento de galhadas de árvores para transformar em adubos no cultivo de verduras, legumes, frutas e folhosas. “É um adubo totalmente orgânico para a produção de alimentos e, consequentemente um produto mais saudável e aceito no mercado consumidor”, enfatizou.

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é parceira neste projeto, com realização de seminários e palestras. No evento desta quarta-feira, a engenheira de Alimentos e gerente de Sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Barbosa proferiu palestra sobre as linhas de créditos voltadas para a produção sustentável, o Pronaf agroecológico e Pronaf Eco.

Ao fazer as explanações, Dilciane explicou a forma que o agricultor deve acessar as duas linhas de crédito. “No Pronaf Agroecologia os agricultores contam com investimentos específicos de sistemas de base agroecológica ou orgânicos. O agricultor pode financiar até R$ 150 mil, com até 10 anos para pagamento”, informou.

Outra linha de financiamento, o Pronaf Eco, também é direcionada para produção sustentável. “Esta linha de financiamento é para diversas atividades energéticas sustentais, o produtor pode financiar até R$ 150 mil, os juros variam de acordo com os valores financiados”, complementou.

Programas

As abordagens de incentivo a produção se estenderam para os programas de governo como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na ocasião, o administrador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hugo Nobre falou da importância dos agricultores fornecerem os produtos aos programas. “São dois programas que inserem os alimentos produzidos na agricultura familiar, para tanto, os produtores devem estar dentro das normas de cultivar produtos de qualidade para o consumo”, enfatizou.

Prática

Quem já está utilizando a compostagem é o produtor Genivaldo Souza Santos, da região Sul da Capital, próximo ao setor Taquari. Ele disse que trabalha com o adubo há uns 60 dias. “É um adubo de qualidade, eu que cultivo folhosas notei que as folhas do alface e couve são mais consistentes, verde e sadias”, explicou.