Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Na tarde dessa quarta-feira, 12, a secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral visitou a unidade da Bunge no Tocantins localizada no município de Pedro Afonso, a 215 km de Palmas. Na oportunidade, a titular da Setas foi recebida pelo Diretor de Operações Regionais no Estado, Luiz Alberto de Rosa Lima e pela coordenadora da Fundação Bunge, Juliana Santana. 

Além de conhecer todo o processo de funcionamento da empresa, a secretária reforçou a parceria com o Sine para a intermediação de trabalhadores para a usina. Atualmente a unidade do Sine de Guaraí é a responsável pela disponibilização da mão de obra especializada que a Bunge necessita. Conforme a empresa, 70% do quadro de pessoal é formada por trabalhadores do Tocantins que vem sendo constantemente qualificados para as diversas áreas de atuação. 

Conforme explica a gerente de Recursos Humanos da empresa, Laila Peres a parceria para intermediação e qualificação da mão de obra é crucial para o desenvolvimento e crescimento da Bunge. “Sempre que precisamos recorremos ao Sine”, reforça. Atualmente são mais de mil colaboradores na usina. 

Outro assunto tratado no encontro é a execução de um cronograma de ações conjuntas e comunitárias entre a Setas e a Fundação, que desenvolve um trabalho com foco na situação social da região. “Queremos parabenizar o trabalho da Fundação e nos colocarmos à disposição para juntos realizarmos ações não só de  levantamento socioeconômico mas principalmente de acordo com as principais demandas da região. Queremos oferecer o suporte da Setas e contribuir para o desenvolvimento social desta região através de parceria. Temos que valorizar essas iniciativas que beneficiam a comunidade  ”, disse. 

O diretor regional agradeceu a visita e disse que a parceria com o governo do Estado é importante. “Esta integração tem que ser fortalecida com a continuidade dessa boa relação e projetos em comum”, avaliou. 

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge); Socioambiental (Semear Leitores e Comunidade Integrada) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).