Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Waldson da Agesp disse que comerciantes de Palmas estão sendo obrigados a instalarem grades nas portas dos seus estabelecimentos

Waldson da Agesp disse que comerciantes de Palmas estão sendo obrigados a instalarem grades nas portas dos seus estabelecimentos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Waldson da Agesp disse que comerciantes de Palmas estão sendo obrigados a instalarem grades nas portas dos seus estabelecimentos Waldson da Agesp disse que comerciantes de Palmas estão sendo obrigados a instalarem grades nas portas dos seus estabelecimentos

Os vereadores de Palmas/TO debateram em sessão nesta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal o aumento da insegurança na capital. O parlamentar Waldson da Agesp (PT) iniciou a discussão afirmando que comerciantes da região Sul de Palmas estão sendo obrigados a instalarem grades nas portas dos seus estabelecimentos a fim de evitar assaltos mesmo durante o dia. 

O vereador Irmão Jairo (PSL) acrescentou que roubos e assaltos estão acontecendo em todas as regiões da cidade e solicitou às autoridades providências para conter a criminalidade. Já o vereador Joel Borges (PMDB) frisou que a segurança pública precisa de ações efetivas e imediatas, de forma a não permitir que a violência acompanhe o ritmo de crescimento da cidade. "Está diante dos nossos olhos que o número de violência tem crescido", disse Joel. 

O vereador Lúcio Campelo (PR) cobrou investimentos em investigação criminal, a fim de eliminar os focos e descobrir as causas que têm gerado o aumento dos crimes. "Você não vê nenhuma ação efetiva. O Tocantins tem aproximadamente 5 mil homens mas você tem uma divisão de carga horária que leva a 1.500 trabalhando por dia. Os nossos policiais civis hoje estão trabalhando a grosso modo. Sem estrutura física nenhuma, sem viatura, sem aparelhamento. Fica difícil chegar no bandido, no objetivo, a causa da criminalidade", afirmou.

O parlamentar José do Lago Folha Filho (PTN) lembrou casos que aconteceu com ele e arrancou risos dos vereadores presentes na sessão. "Tenho uma chácara e tem uma semana inteira que as pessoas vão lá furtando galinhas. No domingo agora, por incrível que pareça, o cara conseguiu entrar no chiqueiro dos porcos e carregar um porco de sessenta quilos dez horas da noite. Matou o porco e carregou o porco. Localizei o suspeito e tudo, mas fui observar e o cara tem sete filhos e está passando dificuldades. A crise está feia", afirmou o parlamentar que é o líder do prefeito da Casa de Leis do município. 

Votos de Congratulações

O vereador Waldson da Agesp solicitou à Mesa Diretora da Câmara o envio de Votos de Congratulações à equipe da Guarda Metropolitana de Palmas que participou da ação que evitou o roubo de aparelhos celulares de estudantes universitários em ponto de ônibus da Capital no início desta semana. A ação resultou com a prisão de duas pessoas. Da tribuna, o parlamentar elogiou a atuação dos guardas metropolitanos. (Com informações da Ascom Câmara de Palmas)