Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira  Marcelo Miranda, estava acompanhado da primeira-dama, a deputada federal Dulce Miranda Marcelo Miranda, estava acompanhado da primeira-dama, a deputada federal Dulce Miranda

Ao longo dos anos, fé e tradição reúne milhares de romeiros na festa em honra ao Senhor do Bonfim, no povoado de mesmo nome, localizado a 24 km do município de Natividade. Neste último sábado, 15, mais uma vez homens e mulheres de todas as idades percorreram o povoado conduzindo a imagem do padroeiro para participar da celebração em praça pública.

Entre os presentes na festa, que tem sua origem remota ao século XVIII, estava o governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira-dama, a deputada federal Dulce Miranda. Para o governador, a valorização da cultura do povo tocantinense faz parte da política de seu governo, e a criação da Secretaria de Estado da Cultura reforça o desejo de que as expressões culturais do Tocantins sejam fortalecidas.

De acordo com o padre Joatan Macedo de Bispo, que há 29 anos organiza a festejo, o número de romeiros tem sido crescente. "Tem gente de todos os municípios aqui da região e até de outros estados, que vem para festa do Senhor do Bonfim. Vem gente de cavalo, a pé, de carro, de avião. Este ano por ser um sábado, o número de romeiro nos surpreendeu, parece ser maior que todos os outros anos", ressaltou.

Romeiros

Além de ser uma manifestação de fé para os romeiros, a festa também movimenta a economia local.  São inúmeros os vendedores de artigos religiosos, alimentos, entre outros produtos e serviços. "Nesse período eles têm a oportunidade de conseguir uma renda extra, e tem gente que vem de fora do estado nesta época do ano", apontou o padre.

A costureira Rosa Fernandes há 20 anos é romeira do Senhor do Bonfim. Ela conta que conquistou muitas graças, mas tem uma delas que faz questão de destacar. "Meu neto nasceu com problema de coração, passou por três cirurgias e foi desenganado dos médicos. Me apeguei ao Senhor do Bonfim e ele foi curado. Hoje ele tem 19 anos e faz Biomedicina", disse.

Morador do município de Gurupi, José Reinaldo Nunes participa das festividades desde 1973. "Hoje tenho 77 anos, mas já vim de pé, de bicicleta e de ônibus. Venho agradecer pela minha saúde, pela minha vida. Mesmo com a idade que tenho todos os anos assisto a missa de joelho, como sinal da minha devoção", contou.