Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Edgar chegou aos 210 kg e no mês passado passou por uma cirurgia bariátrica no HGP Edgar chegou aos 210 kg e no mês passado passou por uma cirurgia bariátrica no HGP
  • Com 29 anos, Paula destaca a mudança de vida depois te ter passado por cirurgia no HGP
  •  Paula conta que chegou a pesar  193 kg

Uma mudança que não é apenas percebida pelo manequim, mas que vai além do físico, oportunizando uma melhor qualidade de vida, autoestima renovada e soluções para inúmeros males que são decorrentes da obesidade. Estes são alguns dos resultados que as cirurgias bariátricas proporcionaram a pacientes que já passaram pelo procedimento no Hospital Geral de Palmas (HGP). 

Segundo o cirurgião José Augusto Campos, um dos responsáveis pela realização dos procedimentos no hospital, a cirurgia bariátrica é um tratamento de saúde e por isso é autorizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos, mas de melhorar a qualidade de vida das pessoas obesas, que são consideradas doentes, com qualidade de vida precária e muitas vezes acometidas de outros agravantes como diabetes, pressão alta e, em muitos casos, segundo pesquisas, com maior risco de morte”, destacou o médico. 

Edgar Júnior Pereira dos Santos, de 40 anos, morador de Gurupi, foi um dos beneficiados com o procedimento. Ele chegou aos 210 kg e no mês passado passou por uma cirurgia bariátrica no HGP, sendo considerado o paciente mais obeso já operado no hospital. Agora, passando pelo período pós-operatório, Edgar conta que já perdeu 17 kg e está animado com a mudança de vida.

“Estou muito contente com o resultado que estou obtendo e acredito que minha vida vai mudar totalmente, ficarei livre das dores nas pernas e nos joelhos, dores que o excesso de peso me causava e se Deus quiser voltarei a trabalhar, o que a obesidade não me permitia”, disse o paciente. 

Contando sua história que já tem tudo pra ter um final feliz, Edgar destaca o atendimento recebido no HGP. “Sempre fui bem acolhido no hospital, com reuniões proveitosas e toda equipe muito atenciosa, principalmente nos dias de cirurgia e pós-cirurgia. Agora, estou indo mensalmente ao hospital para o acompanhamento com a nutricionista e psicóloga”, contou Edgar, acrescentando que também vem melhorando os hábitos alimentares. “Passei vários dias só ingerindo líquido e hoje já me alimento de comida pastosa, mas sei que quando voltar a comer os alimentos da forma que todos comem, terei que ser comedido e saber me alimentar de forma correta, sem exageros”, reforçou. 

Paula Carmo Silva, que chegou a pesar 193 kg, sabe bem do que Edgar está falando. Atualmente com 29 anos e depois te ter passado por cirurgia no HGP, ela pode contar uma outra história. “Eu só tive vida após a cirurgia. Passava a maior parte do tempo deitada, com muito cansaço, falta de ar, pressão sempre altíssima, pernas e pés inchados. Nunca tinha trabalhado e também não tinha noção de quanto era meu manequim, porque minhas roupas tinham que ser feitas sob encomenda. Fiz a cirurgia e me formei em Estética. Hoje, peso 96 kg, visto 46 e minha vida mudou totalmente. Uma das coisas que sempre tive vontade de fazer e não conseguia era caminhar e graças a Deus hoje faço sem problemas”, comemorou. 

Paula ainda fez questão de comentar sobre sua estadia no maior hospital público do Tocantins. “Graças a Deus fui muito abençoada no pré e no pós-operatório. Para o atendimento no HGP dou nota 10, principalmente para o período em que fiquei internada”, destacou. 

Acompanhamento 

Segundo a enfermeira responsável pelo acompanhamento dos pacientes que realizam bariátricas no HGP, Helena Rodrigues, apesar de ser um procedimento cirúrgico, a bariátrica apresenta poucos riscos e o que mais conta é o comportamento do paciente após a cirurgia. “O acompanhamento é feito exatamente para que o paciente tenha o resultado que espera. A perda de peso e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida, vem com a mudança de hábitos como ingestão de alimentos menos calóricos, não ingestão de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos regularmente”, explicou. 

Preparação

Para realizar a cirurgia no HGP, o paciente deve ser regulado pelo município, passar por uma avaliação com diversos especialistas como: endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, anestesista e médico especialista. Após a avaliação e a realização de uma série de exames, o paciente, se apto, passa a fazer parte do programa e é acompanhado até o pós-operatório. Geralmente, os pacientes possuem Índice de Massa Corpórea entre 35 e 40. 

Atualmente, no sistema do Hospital Geral de Palmas, existem 35 pacientes prontos para a cirurgia e 142 em fase de acompanhamento para o pré-operatório. Os procedimentos cirúrgicos acontecem todas as quintas-feiras (uma cirurgia por semana), as consultas  às terças e as reuniões em grupo são quinzenais.