Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para garantir que serviços e profissionais de saúde estejam preparados para atender possíveis demandas geradas pelo fluxo de visitantes e atletas que irão participar da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas, técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se reúnem nesta quarta-feira, 19, a partir das 8h30 para definição das estratégias para contingenciamento de situações emergenciais, vigilância e de assistência durante a realização do evento. A reunião acontece no auditório do Anexo I da Sesau, no Edifício Lauro Knop (Qd 104 Norte, Av. LO-02 lote 30).

O plano está sendo elaborado sob a supervisão do Ministério da Saúde de forma integrada com os serviços das redes estadual e municipal.

Serviços de saúde

Entre as estratégias previstas para os atendimentos por ocasião dos jogos é a atualização de fichas de notificação de doenças e agravos com a inclusão de campos de preenchimento específico para a identificação da etnia e origem dos atletas indígenas ou de visitantes estrangeiros com o intuito de agregar às notificações informações que dados qualitativos para o monitoramento de cada caso.

A gerente estadual da Rede de Urgência e Emergência da Sesau, Celeste Moreira Barbosa, explica que estão sendo articulados fluxos baseados na integração entre serviços de urgência e emergência das redes municipal e estadual.

Segundo a técnica da Diretoria de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da Sesau, Valéria Ribeiro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Unidade de Resposta Rápida (URR) do Estado irão prestar assistência aos profissionais e serviços de saúde envolvidos com o evento 24 horas por dia durante e após a realização dos jogos para monitoramento e avaliação dos fluxos de atendimento dos casos notificados na Capital.

Os jogos estão previstos para acontecer no período de 23 outubro a 1° de novembro de 2015, em Palmas. (Ascom Sesau)