Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre Taiwan e o Tocantins e conhecer os potenciais logísticos, turísticos e da agricultura da região, o embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Isaac Meng-Hung Tsai, e sua comitiva realizam visita ao Tocantins. Na manhã desta quinta-feira, 20, o embaixador participou de entrevista coletiva em um hotel da Capital, depois se reuniu com representantes do Grupo Jaime Câmara e, em seguida, participou de reunião na Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto).

Na entrevista coletiva, Isaac Meng-Hung Tsai disse que Taiwan é uma região carente de recursos naturais e áreas produtivas, o que faz com que o governo do país tenha como uma das prioridades buscar meios de garantir a segurança alimentar da população. “Sabemos que o Tocantins é um grande produtor de arroz, milho, soja, melancia e é também um dos principais exportadores de carne bovina. Enxergamos nisso boas oportunidades para desenvolver um comércio que possa beneficiar mutuamente as pessoas e os investidores”, disse.

O embaixador falou ainda que, anualmente, cerca de 11 milhões de cidadãos de Taiwan viajam pelo mundo, e que isso abre um amplo leque de possibilidades para que esses turistas venham visitar o Tocantins. “Sei que há várias belezas naturais aqui e que, se soubermos explorar melhor essas características do Estado, teremos a oportunidade de abrir novas rotas e fazer com que parte desses turistas venham conhecer e aquecer a economia da região”, observou. 

Isaac Meng-Hung Tsai destacou que o artesanato feito com capim dourado e o açaí chamaram a atenção de sua comitiva. “Com o açaí, por exemplo, podemos fazer outros produtos, como sorvete, cosméticos e alimentos saudáveis. A partir do momento em que transformamos o açaí em um produto, agregamos um valor maior a ele. Em Taiwan, temos tecnologias que podem explorar mais as potencialidades da fruta”, explicou.

Visitas

Acompanhado do secretário de Estado da Comunicação Social, Rogério Silva, o embaixador foi recebido na sede do Grupo Jaime Câmara pelo diretor da empresa no Tocantins, Jean Teixeira, e pelo editor-chefe do Jornal do Tocantins, Tião Pinheiro. Na ocasião, eles conheceram as instalações da TV Anhanguera e falaram sobre o processo de produção e transferência de tecnologia.

“Vejo com bons olhos a iniciativa do Governo do Estado em abrir as portas para que outros países possam conhecer a nossa região. Taiwan é uma nação desenvolvida e possui muita tecnologia que pode ser transferida para a gente, por isso devemos recebê-los com a maior atenção e apoiá-los, procurando entender o que nós podemos fazer para eles e o que eles podem fazer para nos ajudar a desenvolver esse comércio”, disse Jean Teixeira.

Na Fieto, o embaixador, acompanhado do subsecretário de Representação do Estado em Brasília, Paulo Martorelli, e do assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Bayard Tavares, participou de reunião com representantes da federação.  No local, foram apresentados a Isaac Meng-Hung Tsai e sua comitiva os potenciais logísticos, econômicos e industrial do Estado.

Taiwan

Taiwan é atualmente um dos maiores exportadores de tecnologia da informação e comunicação do mundo. Uma das estratégias econômicas daquele país é manter em seu território atividades de pesquisa e inovação e transferir a produção para países com mão de obra mais barata. 

O país é referência em infraestrutura e logística entre os grandes centros industriais da Ásia, especialmente no segmento aeroviário, um dos setores prioritários da atual política de desenvolvimento econômico do Tocantins.