Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rondinelli Ribeiro

Histórias de sonhos, conquistas, obstáculos, fé e vitória emocionaram o público que participou da palestra show “Exemplo de superação e mensagem de fé” com o maestro João Carlos Martins na Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas 2015), nesta quarta feira, dia 19. Além da palestra, promovida pelo Sebrae Tocantins, a instituição homenageou Ana Benedita Cerqueira e Silva, conhecida com Dona Naninha, referência no estado na produção do biscoito “Amor Perfeito”, ícone da cultura do município de Natividade (TO).

João Carlos Martins explicou que sua apresentação teve o propósito de “mostrar que a vida se faz com a disciplina de um atleta e a alma de um poeta. Quando você tem uma adversidade na vida, você tem que fazer da adversidade uma plataforma para encontrar a esperança para o futuro e não o abismo”. A cada história contada, o silêncio e atenção total só eram rompidos pelos aplausos e risadas do público. Mas rapidamente o silêncio voltava, e a voz do maestro era o único som que se ouvia.

Em meio a uma repentina queda de energia, a voz deu lugar ao som do piano. E suas histórias foram tocadas através das teclas do instrumento. E mais uma vez levou o público aos aplausos e à emoção. Com o retorno da energia, as histórias se seguiram e canções foram tocadas, como “Eu sei que vou te amar”, “Ave Maria” e o Hino Nacional Brasileiro, todas acompanhadas do violinista Felipe Santarelli. O violinista é membro da Fundação Bachiana, fundada pelo maestro com a finalidade de apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.

Jovens de Cordas

Depois de sua apresentação, João Carlos Martins regeu a orquestra do o grupo “Jovem de Cordas”, composto por alunos do projeto social “Ciranda das Artes” da Casa de Cultura de Gurupi. O projeto foi criado com o objetivo de levar à comunidade escolar pública do município o aprendizado de artes (música, cênicas, visuais e dança).

“Decidi buscar a excelência musical aliada à responsabilidade social. Quando você recebe um dom de Deus a gente tem que retribuir esse dom até o fim da vida. E até mesmo ensinando a outros”, afirmou João Carlos Martins, que através da fundação promove e democratiza a música clássica de alta qualidade técnica e artística e a cultura, realizando apresentações de música erudita pelo Brasil.

Homenagem

A apresentação do maestro foi antecedida pela homenagem a Dona Naninha. “Deus abençoe vocês. Eu nem mereço tudo isso”, disse Dona Naninha, ao lado do esposo Theodoro Nunes, com toda sua simplicidade, depois de receber o troféu Arara Azul, criado pelo Sebrae para homenagear e reconhecer o trabalho de cidadãos que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento, para cultura e história do povo tocantinense.

O troféu foi entregue pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira, pelo superintendente, Omar Antonio Hennemann, pelo presidente da Fieto, Roberto Pires, e pelo presidente da Acipa, Fabiano do Vale. Após a homenagem, Dona Naninha autografou receitas do biscoito no estande do Sebrae e entregou amostras grátis do biscoito.

Fenepalmas

A Fenepalmas é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e terá como parceiros esse ano: Governo do Tocantins, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), Prefeitura de Palmas, FACIET, CDL Palmas, Sebrae Tocantins, Fecomércio-TO e Sistema FIETO.