Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Técnicos da Sedetur estiveram em Tocantópolis para dar início ao processo relacionado à implantação do Parque industrial Técnicos da Sedetur estiveram em Tocantópolis para dar início ao processo relacionado à implantação do Parque industrial

Uma área de 50 mil metros quadrados e investimentos que beiram os R$ 10 milhões, quatro grandes empresas em processo de produção e outras tantas em lista de espera. A conjunção desses fatores positivos levou a Prefeitura de Tocantinópolis, município localizado a cerca de 517 quilômetros da capital, Palmas, a solicitar ao Governo do Estado um estudo para implantação de um distrito industrial no município.

Recentemente, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estiveram na cidade para dar início ao processo, cujo próximo passo será avaliar se o plano diretor do município permite a instalação do distrito na área disponível. Em caso afirmativo, serão iniciados os procedimentos legais de desapropriação e estudos geológicos para implantação das empresas. Das indústrias já presentes na cidade, duas são produtoras de ração animal, uma de mobiliário e outra de distribuição de móveis. Juntas, elas agregam uma arrecadação significativa para o município e movimentam a economia local.

“Levar o desenvolvimento industrial ao interior do Estado é uma das prioridades da atual gestão. A Sedetur vai dar todo o suporte técnico e buscar as parcerias que forem necessárias para atingir o máximo desse objetivo”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico, Eremilson Leite.

Guaraí

A mesma demanda foi apresentada pela Prefeitura de Guaraí - onde a equipe técnica da Sedetur também esteve. Lá, embora ainda não haja volume expressivo de indústrias instaladas, registra-se interesse de empreendedores de diversos setores.

A área já destinada ao distrito industrial em Guaraí é de 25 mil m² e a prefeitura dará início, em pouco tempo, ao processo legal para contratação da empresa que fará o estudo preliminar de verificação de adequação do solo. Posteriormente, será feito o microparcelamento e definição dos lotes. Entre os interessados, estão uma empresa produtora de argamassa e uma beneficiadora de grãos.

Revitalização

Atualmente, o Governo do Tocantins está finalizando as obras de revitalização do Parque Industrial de Gurupi. Orçado em R$ 2,5 milhões - com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), ligado à Sedetur -, o trabalho envolve o recapeamento do  acesso pela Avenida Goiás, o eixo principal e as vias primárias do Parque; execução de asfalto novo nas vias secundárias 9, 10 e parte da Rua 3, bem como a instalação de meios-fios.  Os trabalhos vão beneficiar as empresas de curtume, frigorífico, alimentos e demais ramos, instaladas no local, uma vez que vão refletir diretamente na valorização destas, além de promover a atração de novos investidores para o distrito.

Logo após a conclusão das obras em Gurupi, terá início o trabalho de revitalização do Parque Industrial de Paraíso.