Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

A Polícia Militar do Estado do Tocantins estabeleceu normas para a criação e padronização de equipes de Força Tática no Estado. Com isso, além das cidades de Palmas e Araguaína, as demais unidades da PM poderão ter equipes de pronto emprego para atuar em ações de maior complexidade.

Com a criação da Força Tática nas demais unidades do interior como batalhões e companhias, o comando da instituição visa reforçar o contingente de militares e acelerar o atendimento operacional, além de obter uma resposta mais enérgica no desenvolvimento de ações operacionais. O intuito é abranger toda a circunscrição da PMTO com militares do patrulhamento tático nas atividades operacionais.

A Força Tática é um grupo subordinado diretamente aos comandantes das unidades operacionais e tem a missão de realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade, além de atuar em ocorrências que fujam do cotidiano. O comandante da unidade poderá fazer o rápido emprego em ações de vulto e o mapeamento da criminalidade local, atendendo às demandas de forma estratégica.

As equipes atuarão decisivamente em quatro frentes de serviço: policiamento em viaturas de quatro rodas, em motocicletas, operações com cães e choque ligeiro, no que diz respeito a intervenções em presídios e controle de distúrbios civis de pequena monta.

Dentre as principais missões estão ainda combater o crime organizado local, policiamento ostensivo em áreas urbanas e rurais, abordagens táticas e apoiar outras unidades, quando necessário. As equipes serão uma resposta rápida na intervenção de crimes de maior vulto até a chegada da tropa especializada da Companhia Independente de Operações Especiais–CIOE.

Os militares que compõem a Força Tática deverão ter cursos específicos para a área de atuação no que tange às doutrinas e procedimentos operacionais, com base no Procedimento Operacional Padrão (POP/PMTO). O curso de formação tem a duração em média de 30 dias. Os militares utilizarão o mesmo fardamento dos militares da radiopatrulha (viaturas de área), com exceção do uso da boina e do braçal com o símbolo da Força Tática.

Para o comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos, é um avanço na PMTO equipes de patrulhamento tático com militares treinados, melhores equipados para uma ligeira resposta de forma enérgica combatendo a criminalidade local em todo o estado. Além dos benefícios para a sociedade em geral é um grande avanço para a modernização da polícia. O atendimento a tais demandas fazem parte do plano estratégico de modernização da instituição visando a excelência na prestação do serviço policial militar.

As unidades operacionais de Gurupi, Colinas e Araguatins serão as próximas a criarem e padronizarem equipes de Força Tática.