Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Maior leilão de touros de um único criador já realizado no Tocantins, o evento promovido pelo Grupo Terra Grande e programado para ocorrer no dia 13 de setembro, em Paraíso do Tocantins, terá presença maciça de produtores e investidores do Tocantins e de outros cinco Estados vizinhos: Pará, Maranhão, Bahia, Mato Grosso e Goiás.

É o 18º Leilão de Touros do Grupo Terra Grande, que vai ofertar 300 animais P.O. (pura origem) e tem expectativa de movimentar entre R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões. Cerca de 800 pessoas devem estar presentes no tatersal José São José. O evento tem início às 12h, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

De acordo com o diretor do grupo, André Curado, a participação de compradores e agropecuaristas desses Estados se deve o trabalho do grupo nessas regiões. “No Estado do Pará, realizamos dois leilões por ano, um na cidade de Xinguara e outro na cidade de Tucumã. Nos demais Estados, como já estamos a vários anos no mercado, temos vários clientes que nos compram todos os anos, tanto em eventos (leilões) como na fazenda”, afirmou.

No Tocantins, o Grupo Terra Grande é considerado o maior em número de touros em central de coleta de sêmem até hoje nunca superado e está entre os três melhores do Brasil do Programa Geneplus/Embrapa. Com 45 anos de atuação e tradição, a empresa é a maior selecionadora de touros da região norte.

Os animais  

Os touros ofertados neste leilão já se submeteram ao julgamento técnico da ABCZ [Associação Brasileira de Criadores de Zebú] e receberam o RGD [Registro Genealógico Definitivo]. Além disso, têm avaliação genética do programa Geneplus/Embrapa como "elite" e "superior". 

Haverá oferta de 50% do Touro Berilo TG, animal que participa da bateria de touros da empresa Alta Genétics,  além de dois animais de 32 meses destaque no plantel do grupo.