Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A confiança do empresário de Palmas continua em queda. A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de agosto registrou novamente mais uma queda, dessa vez, de 4,4 pontos, já quem em julho esse índice media 91,8 pontos e agora em agosto caiu para 87,4 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a sequência das quedas do ICEC continua evidente, visto quem em agosto de 2014 ele estava em 115,7 resultando em uma queda de 28,3 pontos.

O quadro pessimista continua sendo a bola da vez entre os empresários quanto ao que eles pensam sobre o cenário da condição atual da economia brasileira. Os pessimistas chegam a 94,7%. O mesmo cenário revela a condição atual do setor do comércio, quando os que disseram que esse quadro piorou somaram 85,1%. A condição atual da empresa apontou que 63% a veem negativamente.

O otimismo aparece quanto à expectativa sobre a economia brasileira. Nesse quesito, uma pequena maioria do empresariado palmense está otimista, já que 56,3% confiam em um cenário melhor. Outro quesito otimista é o da expectativa para o comércio, a ICEC revelou que 71% dos empresários preveem melhoras. E também a expectativa da empresa, registrando que 86,2% estão otimistas.

Quanto à expectativa de contratação de funcionários, o quadro continua negativo, já que a maioria (61%) prevê redução. No nível de investimento da empresa a cena é a mesma, já que 64,9% disseram que este será menor. Já a situação atual do estoque revelou que apenas 21,9% disseram que o mesmo está abaixo do adequado.

O ICEC funciona como um indicador antecedente de vendas do comércio, do ponto de vista dos empresários comerciais de Palmas, e é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. A pesquisa levanta os seguintes itens: condição atual da economia brasileira; condição atual do setor; condição atual da empresa; expectativa para a economia brasileira; expectativa para o comércio; expectativa da empresa; expectativa de contratação de funcionários; nível de investimento da empresa; e situação atual dos estoques. O ICEC de agosto foi realizado nos últimos 10 dias do mês de julho deste ano. Os números aqui apresentados são um recorte do índice geral, ou seja, envolveu as empresas que possuem até 50 funcionários e as com mais de 50 empregados. No total, foram analisadas 120 empresas na Capital.