Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nessa quinta-feira, 3, policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), juntamente com fiscais do Naturatins e Ibama, deflagraram, em Araguacema, uma operação de combate ao corte ilegal de árvores em área de Proteção Ambiental. De acordo com as investigações realizadas pela Dema, indícios apontam que, somente nos últimos meses, cerca de 2500 árvores foram cortadas na região, sendo que a maioria delas estava abaixo do tamanho permitido e se encontravam em locais que são de preservação permanente.

De acordo com o delegado titular da Dema, Marcelo Falcão, o fato é grave e preocupante, uma vez que a área é berçário de peixes e é banhada por dois rios importantes, o Caiapó e o Araguaia, além de mais de 50 lagos. “O combate aos crimes contra o meio ambiente é de suma importância, especialmente em áreas de proteção ambiental como essa, tendo em vista que a degradação do meio ambiente atinge toda a coletividade”, ressaltou.

O inquérito policial continua em andamento, devendo ser concluído no prazo de 30 dias, após a elaboração do laudo pericial e dos relatórios de fiscalização do Ibama e Naturatins. Ainda conforme o delegado, as ações de combate aos crimes contra o meio ambiente continuarão sendo realizadas pelas equipes da Dema, com o objetivo de identificar e autuar as pessoas que ainda persistem nas práticas ilícitas, que tanto mal causam ao meio ambiente.

“Estamos intensificando nossas ações a fim de reduzir ao máximo os crimes praticados contra o meio ambiente, em todo o Estado do Tocantins”, declarou Marcelo Falcão.