Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Programado para o próximo final de semana, em Paraíso do Tocantins, o 18º Leilão de Touros Grupo Terra Grande ofertará 300 animais P.O. reunindo o melhor da genética e precocidade vista num evento do tipo no Estado. 

Classificados como "Elite" e "Superior" pelo programa Geneplus/Embrapa, os animais têm registro genealógico positivo pela Associação Brasileira de Criadores de Zebú (ABCZ). O peso médio de cada animal é de 710 quilos.  

O evento será dia 13 de setembro, às 12 horas, no Tatersal José São José, em Paraíso do Tocantins (64 km de Palmas) com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. Cerca de 800 pessoas são esperadas no recinto. A expectativa de venda gira em torno de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões, conforme os organizadores. 

De acordo com o diretor do Grupo Terra Grande, André Curado, uma das atrações do evento é o touro Berilo TG, que integra a bateria de touros da empresa Alta Genétics, além de dois animais de 32 meses destaque no plantel do Grupo Terra Grande em sua safra 2012: B1961 TG e B1737 TG.  

Berilo traz a genética da grande Trucada, filho de Erug de Naviraí. O animal foi escolhido durante o ATJ 2013 e sua avaliação no Ceneplus é destaque para as características de crescimento, precocidade sexual e carcaça. "Carcaça muito forte e que chama atenção pelo equilíbrio e volume de musculatura",afirmou André Curado.