Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a meta de reduzir em até 40% o desmatamento ilegal no cerrado tocantinense até 2018, o Tocantins se compromete a ajudar os estados da região norte na redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Essa foi uma das metas apresentadas pela  vice-governadora, Claudia Lelis, durante a Expo Milão 2015, que acontece em Milão, neste sábado durante o Dia da Amazônia, organizado pelo Governo do Acre, onde os governadores do Acre, Tião Viana; de Rondônia, Confúcio Moura; e a vice-governadora, Claudia Lelis, aderiram ao programa MoU Under 2, um Memorando de Entendimento, cujo objetivo é a contribuição para redução da emissão dos gases de efeito estufa até o ano de 2030. 

“ E o nosso desafio é criar mecanismos institucionais e empresariais que deem suporte à exploração sustentável e justa dessa biodiversidade. O Governo do Tocantins está comprometido em reduzir o desmatamento ilegal, de alcançar os objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa, de garantir as politicas de proteção aos de povos tradicionais, índios e quilombolas, de investir no saneamento básico como garantia de cidadania aos povos da Amazônia Legal e do Estado do Tocantins”, discursou a vice-governadora, durante a programação do dia da Amazônia, no pavilhão do Brasil.

Outra área também com investimentos de R$ 44 milhões e em parceria com o Fundo da Amazônia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é para adequação ambiental de mais de 80 mil propriedades rurais, apresentou Claudia Lelis.  

“Com isso será possível identificar os passivos ambientais de reserva legal e áreas de preservação permanente e poder criar mecanismos para recuperá-los. Será possível identificar onde, como e o quê nossos produtores estão plantando e garantir crédito junto aos bancos e instituições financeiras para uma produção sustentável, de baixo impacto e apta para ingressar no mundo do agronegócio”, destacou Claudia Lelis para um público que reuniu ambientalistas, Ongs, empresários brasileiros e italianos.

A vice-governadora participa do evento organizado pelo Estado do Acre dentro da programação da Expo Milão 2015, na Itália, a convite do governo acreano, sem ônus para o Tocantins.

Expo Milão

 Com o tema Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida, a Expo Milão 2015 terá a participação de 144 países e irá promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável. O evento, que está acontecendo em Milão, na Itália, teve início dia 1º de maio e termina dia 31 de outubro. O Brasil está representado nesta exposição com o auditório do Pavilhão do Brasil, onde acontece o evento organizado pelo governo acreano. Durante os 184 dias de evento, a organização espera receber mais de 20 milhões de visitantes em um espaço de 1 milhão de m².  O pavilhão brasileiro conta com 4 mil m², onde acontecem exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.  Com o tema Alimentando o Mundo com Soluções, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos com tecnologias inovadoras e de forma suficiente, saudável e sustentável, com qualidade capaz de atender às demandas mundiais. A participação brasileira na Expo Milão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).