Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira Secretário da Educação Adão Francisco abre desfile cívico às 17 horas Secretário da Educação Adão Francisco abre desfile cívico às 17 horas
  • Escola Estadual Vila União esteve entre as escolas, que se apresentaram no evento

Com o tema "Regionalismo e Desenvolvimento: Microrregiões do Estado do Tocantins", 1.600 alunos da rede pública estadual de ensino e 500 da rede municipal participaram do desfile cívico, realizado em Palmas, em alusão ao Dia da Independência, comemorado nessa segunda-feira, 7 de setembro. Segundo informações da Polícia Militar do Tocantins, mais de 15 mil pessoas estiveram presentes no evento.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) montou toda estrutura de palco e arquibancadas na Praça dos Girassóis. Às 17 horas, na Avenida LO-01, próximas à Teotônio Segurado, as apresentações foram abertas pela Fluvial do Araguaia Tocantins - Marinha do Brasil e 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro -Palmas.

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco afirmou que todos os esforços foram feitos  no sentido de garantir que o desfile acontecesse da melhor forma possível. "Vimos a demonstração do engajamento do Governo do Estado, a partir da Seduc, para garantir que esse grande evento, através das apresentações, trouxesse ao público toda identidade do Tocantins ", disse.

De acordo com ele, o tema foi escolhido para articular também com a temática do 9º Salão do Livro, que acontece entre os dias 19 e 27 deste mês. "O Salão também trará o Regionalismo e Desenvolvimento. O que as escolas mostraram foi exatamente a capacidade de todas as unidades, juntamente com os seus professores, de fazer uma exploração de um Tocantins,  trazendo as belezas e maravilhas desse Estado que encanta", ressaltou.

Após o prosseguimento das apresentações das escolas, a parada cívica foi encerrada com apresentações da comitiva de 60 cavaleiros, representando as tradições e a agropecuária do Estado, e do Corpo de Bombeiros do Estado. Participaram do desfile o Colégio Militar, Centro de Atenção à Criança de Tempo Integral – CAIC; Escola Estadual Novo Horizonte; Escola Estadual Liberdade; Centro de Ensino Médio Taquaralto; Escola Estadual de Tempo Integral Vila União; Colégio Estadual Criança Esperança; Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia e Colégio Estadual São José.