Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Maior leilão de touros de um único criador já realizado no Tocantins, o 18º Leilão de Touros do Grupo Terra Grande programado para domingo, 13 de setembro, em Paraíso do Tocantins, terá presença maciça de produtores e investidores do Tocantins e de outros cinco Estados vizinhos: Pará, Maranhão, Bahia, Mato Grosso e Goiás. O leilão será realizado no Tatersal José São José, a partir das 12 horas e com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal do Boi. 

Serão ofertados 300 animais P.O. (pura origem) e a expectativa de movimentar até R$ 3 milhões. Segundo os organizadores, cerca de 800 pessoas devem estar presentes no tatersal. 

De acordo com o diretor do Grupo Terra Grande, André Curado, uma das atrações do evento é o touro Berilo TG, que integra a bateria de touros da Central Alta Genétics, além de dois animais de 32 meses destaque no plantel do Grupo Terra Grande em sua safra 2012. 

Berilo traz a genética da grande Trucada, filho de Erug de Naviraí. O animal foi escolhido durante o ATJ 2013 e sua avaliação no Geneplus é destaque para as características de crescimento, precocidade sexual e carcaça. "Carcaça muito forte e que chama atenção pelo equilíbrio e volume de musculatura", afirmou André Curado. 

Nas outras 17 edições a liquidez foi de 100%. "Com tudo isto hoje o nosso Estado do Tocantins é exportador de genética, fazendo o caminho inverso de uma década atrás em que os nossos criadores iam em outros Estados em busca de uma melhor genética", comentou André Curado. 

Leilão 

O leilão possui alguns diferenciais em relação aos demais realizados no Tocantins. Com 45 anos de experiência, o grupo é considerado o maior do Tocantins em número de touros em central de coleta de semem até hoje nunca superado. E está entre os três melhores do Brasil do Programa Geneplus/Embrapa. Além disso, é um dos cinco maiores vendedores de touros registrados em leilões em nível nacional. 

Outro dado importante: o Grupo Terra Grande está entre os 10 maiores plantéis de matrizes registradas do Brasil. Além de ser o maior vendedor de touros da região norte do País, o grupo teve sempre um animal classificado nas provas da CRV Lagoa em que participou e é o único criador no Programa Geneplus/Embrapa a participar com pelo menos um animal no ATJ (Avaliação de Touro Jovem) do programa desde quando teve seu início.