Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Olavo Filho

Foto: Olavo Filho

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunião com as coordenações das diretorias regionais e jurados, para apresentação dos editais de convocação da Gincana Literária que acontece durante o Salão do Livro 2015. Serão trabalhadas as obras de José de Alencar: Iracema e Ubirajara. A atividade vai envolver alunos das 13 Diretorias Regionais de Educação do Tocantins.     

Os trabalhos que estarão participando da Gincana poderão ser criados em forma de textos, poesias, dança, música, peças audiovisuais e radiofônicas. As obras Iracema e Ubirajara, serão tema para as produções criadas pelos alunos de todas as escolas estaduais que participarão da evento.

Segundo a coordenadora da Gincana Literária, Ana Lúcia Rodrigues Maranhão, o evento pretende estimular nos alunos o envolvimento na criação literária dentro da temática do Salão do Livro, Regionalismo e Desenvolvimento. “O objetivo foi alcançado com a apresentação dos editais que serão trabalhados na criação e julgamento das apresentações durante o Salão do Livro. A Gincana Literária é o carro chefe do Espaço Jovem, que estará trazendo alunos das regionais para esta competição artística/cultural”, afirmou.

A Gincana Literária irá acontecer dentro do Espaço Jovem no Salão do Livro, no período da manhã das 10h às 12h. O edital de convocação dos trabalhos selecionados será divulgado na próxima terça feira, 15, nas Diretorias Regionais de Educação. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Educacional da Seduc pelo e-mail salaodolivroespaçojovem@seduc.to.gov.br ou pelo telefone 3218 1461.

O Salão do Livro

Com o tema “Regionalismo e Desenvolvimento: na terra do sol, a vida se transforma através da leitura”, a 9ª edição do Salão do Livro acontece de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Parque do Povo. Neste ano, o evento será realizado simultaneamente com a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato (Fecoarte).