Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Elizeu Oliveira

O deputado Paulo Mourão (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou na sexta-feira, dia 11, do Fórum de Governadores do Brasil Central, ocorrido em Palmas, no Palácio Araguaia, e que reuniu os governadores do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal. Dentre os muitos assuntos discutidos se destacou a união de gestores desses estados em torno de um consórcio interestadual com o objetivo de dar força política ao grupo e assim viabilizar projetos de interesse comum.

O primeiro passo foi dado. Os governadores assinaram um protocolo de intenções para criação desse consórcio interestadual, o qual foi entregue pelo governador Marcelo Miranda ao deputado Paulo Mourão e ao deputado Osires Damaso, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, os dois únicos deputados estaduais tocantinenses convidados para participar do Fórum. O documento será enviado para as assembleias legislativas de cada estado para avaliação.

Paulo Mourão avalia que “a consolidação do Fórum Brasil Central é ação extremamente importante, ao somar esforços dos estados para que possam promover desenvolvimento com ações inovadoras como essas do consórcio interestadual”, opinou. “Onde vão discutir novas práticas, elaboração de projetos que consolidem projetos infraestruturais, com foco na indústria, na infraestrutura, agropecuária, na educação, na inovação e no empreendedorismo”, elencou Mourão. “É algo extremamente inovador, cria assim uma autarquia mista, pública de direito privado, e que vai otimizar para melhorar a governança e estimular a gestão”, sintetizou o líder governista.