Campo

Foto: Marcio Vieira

Com o objetivo de incentivar o consumo e divulgar as espécies de peixe de água doce, típicas dos rios tocantinenses e próprias para serem utilizadas na culinária, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove a partir desta segunda-feira, 14, até o próximo dia 19 (sábado), um curso de beneficiamento e elaboração de pratos à base de pescado para pescadores de Pau D’Arco, município a 408 km de Palmas.  

De acordo com a bióloga do Ruraltins, Cássia Bento, orientadora da oficina, na oportunidade os participantes recebem informações relacionadas às boas práticas de manipulação, e ainda sobre cortes especiais e preparação de pratos à base de peixes nativos.

“Os pratos elaborados durante o curso serão apresentados no VI Festival do Peixe, entre os dias 17 a 20 de setembro, quando acontecerá a degustação de cerca de 2,5 toneladas de pescados oriundos do Rio Araguaia. O curso pretende levar diversificação e melhoria na qualidade das receitas, as quais serão oferecidas aos participantes e convidados do Festival”, explicou a bióloga.

Ao todo, 15 pessoas integrantes da Associação de Pescadores da Colônia de Pau D’Arco participam do curso.

Produção de peixe

A piscicultura é uma atividade que está presente em pelo menos 70% dos municípios tocantinenses. O Tocantins conta com cerca de mil produtores de peixe, a maioria voltada para a agricultura familiar, sendo as regiões sul, sudeste e centro-sul as principais produtoras de peixe do Estado.

O Governo do Estado, por meio do Ruraltins, tem dado todo apoio ao desenvolvimento da atividade com os serviços de assistência técnica e extensa rural que vai desde a escolha da área até a implantação do projeto, assegurando aos produtores a geração de renda e a oferta de um produto com qualidade no mercado.

Dentre os peixes mais procurados e com maior criação estão os peixes redondos, tambaqui, caranha, piau, pirarucu, matrinxã; e os peixes híbridos: tambatinga, tambacu e cachandiá (jundiara ou pintado amazônico). 

Por: Redação

Tags: Cássia Bento, Pau D’Arco, Ruraltins, campo