Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O prazo final para o envio das experiências para o Prêmio Professores do Brasil 2015, que seria dia 14 de setembro, foi prorrogado para o próximo dia 28 de setembro. Até lá podem se inscrever, por meio do site premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br, professores de escolas públicas da educação básica. Para concorrer basta enviar um relato do trabalho exitoso desenvolvido pelo educador.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e está na 9ª edição. A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Serão premiadas seis categorias: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano o ensino fundamental), 4º e 5 ano do ensino fundamental, 6º ao 9º ano e ensino médio. Nas três ultimas categorias é necessário que as experiências relatadas sejam enquadradas em uma das quatro seguintes áreas: ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.

Premiação

Serão premiados cinco professores em cada uma das categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00. Também receberá premiação um professor por região geográfica do País. Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um ainda será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria.

Dentre os trinta professores premiados, dois serão escolhidos para carregar a tocha no evento de Revezamento da Tocha Olímpica em 2016. Para ser selecionado, o critério é a identificação de valores ligados ao espírito olímpico ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas relatadas.