Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Um público estimado em 50 pessoas participou na noite dessa terça-feira, 15, da audiência pública sobre o processo de licenciamento ambiental do Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (HUFT). Segundo o diretor de Controle Ambiental, Suarton Fernandes, o objetivo foi cumprido. “Segundo o que prevê a resolução Conama nº 001/186 e o Decreto 244/02, que regulamenta a Política Municipal de Meio Ambiente de Palmas, a audiência teve caráter consultivo/informativo. Tivemos uma boa iteração com o público, que tirou dúvidas e apresentou sugestões”, avaliou. 

O evento foi aberto pela presidente da Fundação Municipal e Meio Ambiente (FMA), Germana Pires, que considerou a importância de que este tipo de empreendimento respeite toda a legislação ambiental, desde sua concepção até a conclusão. “Além da questão legal, também precisamos garantir que a nossa cidade seja consolidada de modo a garantir qualidade de vida à população”, destacou. 

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcio Silveira, também falou que a Universidade está respeitando todos os trâmites necessários, e que esta é a forma de garantir formação de qualidade aos profissionais da área da saúde, e ofertar serviços de qualidade à população. “Esse é o papel de inserção social da universidade", concluiu. 

Na ocasião foi realizada uma explanação técnica do empreendimento começando pelo engenheiro ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Adriano Pinto e posteriormente pelos técnicos responsáveis pela elaboração dos projetos arquitetônicos e ambientais que no qual explicou a concepção do empreendimento, impactos ambientais gerados e sobre as medidas de controle ambientais propostas para mitigação dos impactos. Na sequência foi aberto o espaço para discussões e esclarecimentos com a população. 

O Hospital

Segundo informações da UFT, o governo federal liberou R$ 160 milhões para a obra. Os recursos, específicos para a construção do hospital, são oriundos do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares. A licitação para a obra do HUFT está prevista para acontecer no mês de outubro.