Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Secretária reforça trabalho do governo em favor da inserção dos trabalhadores Secretária reforça trabalho do governo em favor da inserção dos trabalhadores

O governo estadual através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou na tarde dessa terça-feira, 15, uma reunião com a Superintendência regional do Trabalho e empresários da capital para discutir os detalhes da realização do Dia D da Pessoa Com Deficiência no dia 25 deste mês na sede do Sine em Palmas. 

O evento vai dedicar um dia inteiro de atendimento para a inclusão dos trabalhadores com deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho, reunindo no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego.

As empresas devem cumprir cotas de inclusão e os trabalhadores que se encaixam nesse perfil e que pretendem se recolocar no mercado de trabalho terão essa oportunidade no mercado durante o evento. 

Na reunião foram discutidas as cotas para trabalhadores nas empresas e reforçada a parceria para a realização do evento. A secretária Patrícia Amaral reforçou o compromisso do governo com a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho em todo o Estado e afirmou que é preciso romper as barreiras. “Nosso intuito é fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência além de possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas nossa intenção é ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal de trabalho em todo o Estado”, disse ao informar que todas as nove unidades do Sine estão mobilizadas para esta ação.

O superintendente regional do Trabalho no Tocantins, Celso Amaral informou que o Ministério acompanhará a ação e falou da importância e necessidade das empresas abrirem vagas e oportunidades para este público. “ É importante fazer este trabalho direcionado para a captação dessas vagas para este público e é importante que as empresas se atentem ás cotas para contratação de pessoas com deficiência”, reforçou.

Na oportunidade compareceram representantes de empresas da área de construção civil, engenharia, transportes dentre outros que receberam informações também acerca da legislação e política de inclusão dos portadores de necessidades especiais. O Dia D acontece das 8 às 18 horas e as empresas tem até o dia dois de outubro para comprovar as contratações e apresentar também o laudo caracterizador de deficiência  dos selecionados para o Ministério do Trabalho. As vagas que estarão disponíveis nas empresas serão encaminhadas pelas empresas até o dia 18 deste mês.

Sine Especial

A diretora regional do Trabalho, Suami Freitas explicou que a inserção destes trabalhadores no mercado é um objetivo constante do Sine. “Temos o Sine especial e estamos fazendo uma reforme interna visando atender cada vez melhor este público específico, ampliamos a equipe multidisciplinar e temos buscado fazer essa intermediação junto ás empresas”, disse.