Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dirceu Leno

Com a presença de vários segmentos da sociedade civil de Tocantinópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram na manhã dessa terça-feira (15), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, a conferência contou com a presença de Secretaria da Mulher, Clemilda Borges, além de representantes da Defensoria Pública, da Polícia Militar, de associações, sindicatos e dos movimentos sociais e de mulheres, teve ainda a presença de vereadores, secretários e servidores municipais.

Fazendo a abertura do evento, a Secretaria da Mulher, Clemilda Borges destacou a importância da Conferência para o município de Tocantinópolis. “Este encontro é o momento crucial para discutirmos as demandas sociais em favor das mulheres. Com as propostas aqui elencadas iremos levar para a Conferência Estadual para que de fato sejam concretizadas e posteriormente implantadas em Tocantinópolis”, destacou.

A professora da Universidade Federal do Tocantins, Karina Almeida aproveitou o ensejo para reforçar aos presentes que o encontro é de grande valia para todos os segmentos da esfera local. “É um espaço onde a sociedade tem a oportunidade de discutir e propor ideias para todos os movimentos sociais em favor da melhoria da esfera local e que as reflexões aqui discutidas possam de fato ser concretizadas”, pontuou.

A Secretária de Administração, Cristiane Oliveira que na ocasião representou o prefeito Fabion Gomes, destacou que as propostas apresentadas pelos grupos serão levadas para a Conferência Estadual a fim de serem concretizadas. “Iremos levantar propostas para serem levadas até a Estadual e consequentemente à nacional, onde estaremos apresentando as sugestões e ideias do nosso município”, frisou.

A técnica da Secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins (SEDEPS), Salete Castro ressaltou o trabalho prestado pela Secretaria Municipal da Mulher no município de Tocantinópolis, pois por ser uma das seis secretarias existentes no Tocantins, vem se destacando pelos bons préstimos realizados em favor da população assistida. “Tocantinópolis tem um grupo de pessoas engajadas na promoção dos direitos das mulheres. Está de parabéns toda a equipe da Prefeitura em especial a Secretaria Municipal da Mulher em promover essas ações em prol dos direitos da mulher”, frisou.

Após a leitura do regimento da conferência o público presente fora distribuído em quatro grupos com diferentes temáticas, os quais discutiram sobre: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

As propostas e ideias elencadas nos grupos de discussões foram apresentadas em plenária e postas em votação, sendo eleitas posteriormente as delegadas que representarão o município de Tocantinópolis na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece em Palmas nos dias 25 e 26 de novembro.