Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Carlessandro Souza

Foi discutida em reunião realizada nessa terça-feira, 16, na sala de reunião da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas) com a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) / UNESCO, Rosa Maria Sousa, assistentes sociais e equipe técnica, a implantação do Núcleo Estadual de Educação Permanente (NUEP) no Tocantins. A iniciativa busca aprimorar uma ampla rede de proteção social no Estado por meio da formação e capacitação dos assistentes sociais, gestores, conselheiros e trabalhadores nos atendimentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Segundo a titular da Setas, Patrícia Amaral, o objetivo da reunião é a implantação do NUEP no Estado. “O MDS é nosso parceiro nessa iniciativa de implantação do Nuep. A presença da consultora do MDS aqui hoje, contribuiu bastante na discussão, já que eles possuem experiência a nível federal e entendem que esse núcleo será responsável pela qualificação e capacitação dos trabalhadores”, finalizou a secretária.

De acordo com a consultora Rosa Maria Sousa, o papel do Ministério é orientar a equipe da Setas,  no sentido de programar formações e capacitações  que sejam de acordo com o Suas. Para ela, o Núcleo de Educação Permanente, é um espaço privilegiado de participação e cooperação, que envolve gestores, trabalhadores, usuários e beneficiários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros de assistência social, com o objetivo de capacitar, fomentar e orientar a equipe técnica, argumentou a consultora do MDS/UNESCO.

O NUEP é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS), que visa o fortalecimento de políticas públicas, propondo análise do cotidiano do trabalho e a forma como são aplicadas as estratégicas elaboradas pela Assistência Social. Esse trabalho será acompanhado bimestralmente de forma a garantir a implementação das ações pela equipe da gestão do Suas/Setas.