Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Dando continuidade às apresentações da peça “O Vasto Silêncio”, o grupo Três Marias Teatro leva a Araguaína este espetáculo que discute os convencionalismos do casamento. As apresentações acontecerão no Espaço Cultural Artpalco, às 18h e às 20h, no domingo, 20, e terão ingressos vendidos a R$ 20 (preço único). A peça é um drama e não é recomendada para menores de 12 anos.

A obra Casa de Bonecas, que originou a peça, tornou-se objeto de intenso debate desde sua primeira publicação em 1879 e seu sucesso tornou o autor Henrik Ibsen conhecido na esfera da literatura dramática mundial. Questionando as convenções sociais e as bases do casamento, o autor retratou a hipocrisia e os convencionalismos da sociedade do final do século XIX. Na época, mediante as tentativas de emancipação feminina, a peça foi revolucionária, com grande repercussão entre feministas. Na Europa, houve violentas censuras lançadas contra a personagem principal, Nora, que abandona seu lar, seu marido e seus três filhos.

Realizada de forma independente, sem nenhuma subvenção pública, a peça cumpriu temporada em Palmas durante o último mês de agosto. Para os atores, o momento é de concretização de um minucioso trabalho de pesquisa sobre a linguagem teatral. O objetivo foi mesclar o texto dramático original com outras referências da literatura e cinema, criando uma multiplicidade de vozes sobre as questões de funda da peça.

Para concretizar as apresentações em Araguaína, o grupo realizou uma campanha de financiamento coletivo (uma “vaquinha”) para ajudar nas despesas com o transporte do cenário e da equipe técnica. Em Araguaína, o espaço Artpalco foi inaugurado em junho e está promovendo uma programação cultural diversificada, de forma que pouco se vê no estado. Nesse sentido, Araguaína está se tornando um polo para as artes do estado e, com o apoio da Secretaria de Cultura municipal, continuará atraindo não só espetáculos e arte local, mas também dos estados vizinhos, que agora têm em Araguaína um novo local para circular seus produtos artísticos.