Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Tocantins, que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 17, no auditório da Unitins, com o tema “Seja você mesmo a mudança”, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, chamou atenção para a importância da união de forças de todas as esferas de governo com vistas a conscientização da população para a prevenção de acidentes no trânsito.

“Esse é um tema que nos deixa muito tristes, pois só traz prejuízo, para quem sofre um acidente, para a família e para a sociedade. Um acidentado pode ficar com sequelas o resto da vida, pode perder sua capacidade produtiva, contribui para a lotação dos hospitais e dão custo para previdência social. São só problemas para a sociedade e problemas que podem ser evitados”, disse Bonilha.

Concordando com a fala do secretário, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), coronel Eudilon Donizete Pereira, destacou o número de mortes que o trânsito no Brasil faz todos os anos. “Somente no ano de 2014 foram 50 mil mortes no trânsito, esse número é maior do que as vitimas que são feitas em muitas guerras que ocorrem em outros países, mas as pessoas não enxergam as coisas dessa forma. Somente no Tocantins foram sete mil mortes no ano passado e essa situação tem que mudar”, lembrou o presidente.

Também presente na solenidade de abertura, Whislhay Maciel Bastos, secretário Executivo da Saúde de Palmas, lembrou dos esforçou do Sistema Único de Saúde (SUS) para reduzir os índices de acidentes de trânsito com ações educativas. Já o subsecretário de Estado da Segurança Pública,Abzair Antônio Paniago, destacou que já há um avanço no tratamento dos casos de acidentes juntos as forças de segurança. “Estão parando de apontar a culpa para apontar o dolo nesses casos”, reforçou.

A promotora de justiça e coordenadora da Comissão Permanente de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual, Maria Roseli de Almeida Pery, destacou a atuação do MPE brasileiro que tem dialogado com órgãos do legislativo e do judiciário com vistas a uma ação conjunta para diminuir os registros de acidentes de trânsito.

Também participaram da solenidade de abertura o secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, Christian Zini, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins, Marcos Valério Soares, o coronel Jesiel Cruz Lima, sub chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, major Cláudio Thomaz Coelho de Sousa e diversos representantes da sociedade.

Palestra

A solenidade também contou com a participação da técnica do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima, que apresentou workshop sobre a Década de Ações para a Segurança Viária - Onde estamos? A técnica destacou que, dentre causas externas, o trânsito é responsável pela primeira causa de mortes entre 10 a 14 anos e 40 a 59 anos e que é a segunda causa de internação dentre as causas externas.

Além disso, Cheila informou que as principais vítimas são homens e jovens, com cerca de 80% dos óbitos e que há grande impacto na redução da expectativa de vida, principalmente de jovens, com redução da qualidade de vida e desestruturação pessoal e familiar.“Temos que lembrar que diante dos dados que temos e da situação atual, é de suma importância subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações”, disse a técnica.

Programação continua

A semana no Tocantins vai contar com uma série de atividades. Em Palmas, no dia 20, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, será lançado um projeto piloto para o incentivo à prática do uso da bicicleta como lazer. O evento acontece no Parque Cesamar, a partir das 16 horas.

No dia do Agente de Trânsito, celebrado no dia 23 de setembro, a prefeitura fará o lançamento de uma campanha educativa voltadas às crianças, que poderão atuar como Agente de Trânsito Mirim.

Confira a programação:

Dia 18
8h – 11h30 - Mesa redonda 
“Discutindo a Lei Seca”
Local: Unitins
Mediador da Mesa:
Representante do Cetran/TO
Palestrantes:
Procurador de Justiça – Marcos Antônio Alves Bezerra
Promotor de Justiça – Felício de Lima Soares
Secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte - Christian Zini , que presentará os dados da Lei Seca em Palmas

14h às 18 horas - Minicurso (Vagas Limitadas): 
Local: Ceulp/Ulbra– Av. Teotônio Segurando – salas de aulas
1. Minicurso: Análise e Gestão dos Dados de Forma Intersetorial – Zuilton Chagas
2. Minicurso: Primeiro Socorros no Trânsito – Samu e Corpo de Bombeiros
3. Minicurso: Educação para o Trânsito – Moisés Valadares, agente de trânsito, gerente de Fiscalização da SMAMTT
4. Minicurso: Direção Defensiva para Motoristas das Secretarias – Geraldo Magela, Capitão da PM-TO, gerente de Fiscalização do Detran

Dia 19 

Corrida Volta das Arnos (sábado)
Organização Fundesporte. Ação proposta da semana: Panfletagem

Dia 20 

Dia Mundial Sem Carro (Domingo)
Será uma ação em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado mundialmente no dia 22, mas em Palmas haverá uma programação no domingo, dia 20. O local do será o Parque Cesamar e as atividades iniciarão às 16h, haverá um passeio ciclístico na cliclofaixa que será implantada entre o Parque Cesamar e a Praça dos Girassóis.

Dia 22 

Dia T do Trânsito nas Escolas
Cada escola desenvolverá atividades voltadas ao trânsito com seus alunos.

Dia 23 

Dia do Agente de Trânsito
Neste dia haverá o lançamento do Mascote Salva Vidas do Asfalto, o Amarelinho, e de material educativo voltado às crianças, como bloco educador, praguinhas do amigo do trânsito e carteirinha do agente de trânsito mirim.

Dia 27

Corrida de Rua do Proerd
“Trânsito Consciente: Não dispute a Rua, Compartilhe”
Saída às 19h do Centro de Convenções. Haverá corrida kids, de 10 a 14 anos. Haverá intervenções artísticas voltadas a temática do trânsito e panfletagem.

Palestra Salão do Livro

Palestra com Eduardo Biavati, Mestre em Sociologia (UnB), escritor e especialista em educação e segurança no trânsito. Local: Salão do Livro, das 15 às 16h30, no Espaço Jovem.

Blitze da Lei Seca

Durante toda a Semana Nacional do Trânsito serão intensificadas ações da operação Lei Seca.