Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira Joel de Assis falou da diferença entre Literatura e Arte Joel de Assis falou da diferença entre Literatura e Arte

O artista plástico Joel de Assis abriu a programação do Café Literário, nesse domingo, 20, com a palestra “A Arte e Literatura e Suas Diferenças” e lançou o livro “Os últimos dias de Pompeu”. Também a escritora Olívia Sarmento lançou a sua obra “A Emparedada”.

Joel de Assis é membro da Academia Palmense de Letras e durante a apresentação de sua palestra contou com a intervenção do escritor Omar Casagrande, que interpretou uma poesia de Augusto dos Anjos.

Joel explicou a diferença entre arte e literatura. “Existe um conjunto de arte e um conjunto de literatura, eles são opostos e complementares e conta com a interseção da poesia para fazer a ligação entre as duas”, explicou escritor.

Joel de Assis ficou satisfeito com a interação e participação do público, a maioria educandos da Universidade da Melhor Idade (UMA) da UFT. Sobre o livro, ele esclareceu que é um diálogo do personagem quando de frente ao espelho percebe que envelheceu, mas a sua mente continua jovem e aí acontece o dilema.  por isso, gostei do público que estava no Café Literário nesta manhã”, disse Joel.

Olívia Sarmento veio de Gurupi apresentar o seu livro “A Emparedada”, que traz contos sobre a vida humana, com contextos históricos. “É um livro que recomendo aos jovens, aos professores, pelo enriquecimento de conhecimentos. Em cada conto reservei um final surpreendente para atrair a atenção dos leitores”, ressaltou Olívia.

A Emparedada relembra as dificuldades das moças que ficavam grávidas antes do casamento e seus pais a escondiam num porão, e lá, ficavam ela e o seu filho e nesses porões muitas coisas poderiam acontecer”, ressaltou Olívia.

O Café Literário do 9º Salão do Livro conta com uma programação variada das 10h às 21h. A programação completa está disponível no site www.salaodolivro.to.gov.br. O 9º Salão do Livro é uma realização do Governo do Estado por meio das Secretarias da Educação e da Cultura.