Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nemet registrou chuva nas cidades do Norte e Extremo Norte do Estado

Nemet registrou chuva nas cidades do Norte e Extremo Norte do Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Nemet registrou chuva nas cidades do Norte e Extremo Norte do Estado Nemet registrou chuva nas cidades do Norte e Extremo Norte do Estado

Uma boa notícia para os tocantinenses: a chuva não tardará. Segundo o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Júnior, a massa de ar seco, que predomina sobre as regiões Norte e Central do País, durante este período de estiagem, enfraqueceu e permitiu a entrada de umidade, o que viabiliza a formação de nuvens e chuva para os próximos dias. 

Nesta segunda-feira, 21, o Nemet registrou chuva nas cidades do Norte e Extremo Norte do Estado, como Guaraí, Araguaína e em municípios que fazem divisa com o Estado do Pará. “As nossas condições atmosféricas permitem chuva”, enfatiza o meteorologista.

Para esta terça-feira, na Capital, a previsão indica nebulosidade de média a alta e possibilidade de chuva. Confira aqui a previsão do tempo para todas as cidades do Tocantins. O período chuvoso só deverá chegar para ficar a partir de meados de outubro.

Fumaça

Nos últimos dias, Palmas permanece coberta por fumaça. Cabral explica que isso deve aos focos de queimadas na cidade e também nos arredores, mas que essa fumaça não prejudica a ocorrência de precipitação. “A fumaça faz mal à saúde, prejudica a operação de aeroportos e traz outros incômodos, porém não atrapalha a formação de nuvens ou a chuva”, enfatiza.

Nesta segunda-feira, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues ficou operando dentro do seu limite mínimo devido à fumaça, o que resultou em atraso de voos.