Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Energisa Tocantins iniciou a construção de um novo alimentador de energia na cidade de Araguaína, uma linha de distribuição de média tensão (13.8 kV) que vai sair da Subestação Araguaína III, no Jardins das Flores, e passará por bairros como Vila Ribeiro, Setores Itaipu, Palmas e Flamboyant até o Tecnorte. O novo alimentador vai melhorar o fornecimento de energia elétrica da região para mais de 8,5 mil unidades consumidoras, com a instalação de 174 novos postes, totalizando um investimento de R$ 740 mil. A previsão é que a obra seja finalizada em novembro deste ano.

Segundo gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição (DCMD), Alberto Cunha, a nova rede é compacta e traz inúmeras vantagens como a redução da área de poda das árvores. “O sistema tem maior confiabilidade porque os cabos são mais protegidos e mais resistentes a eventuais quedas de galhos nos fios, que geram oscilação de tensão”, explica.

O coordenador do DCMD na Região Norte, Roger Pereira, ressalta os benefícios com a construção do novo alimentador. “As linhas estão mais bem distribuídas, possibilitando manobras com energia que evitam a falta de energia elétrica prolongada em caso de algum problema no fornecimento”.