Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Começou nessa segunda-feira, 21, a segunda etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade realizada através do Projeto Suporte, que acontece no Hospital Geral de Palmas (HGP). Os procedimentos seguem até a próxima sexta-feira, 25, e serão realizados por 15 profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) com apoio dos profissionais do HGP.

Segundo o anestesista e coordenador do projeto, José Luiz Ramalho, 30 pacientes serão atendidos. “São 30 procedimentos de alta complexidade para implante de próteses nos joelhos, que exigem em torno de duas horas para cada cirurgia”, explica, acrescentando que a colaboração da equipe do HGP tem sido fundamental. “Recebemos total apoio do hospital e isso faz toda diferença”.

Segundo a diretora geral do HGP, Renata Duran, o mutirão atende aos anseios da gestão, dos órgãos de controle e dos usuários. “Estamos otimistas em relação ao resultado dos procedimentos que trarão melhor qualidade de vida a estes 30 pacientes”, destacou.

A cirurgia para implante de prótese de Aparecida Rossi, 62 anos, aconteceu nesta segunda e antes de passar pelo procedimento, ela relatou a confiança na restauração de seu joelho. “Após tanta espera, a minha expectativa é muito positiva. Que Deus abençoe e que logo eu volte para casa”, disse.

Maria Sônia dos Santos, 54 anos, também comemora a boa expectativa para a chegada do dia de sua cirurgia. “Considero a minha cirurgia como um presente de Deus. Espero que daqui a uns cinco meses eu já esteja correndo e fazendo minhas caminhadas”.

Mutirão

A realização do mutirão no Tocantins é resultado de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Into/Ministério da Saúde.

No mês passado, a primeira etapa do mutirão no HGP contribuiu para oferecer uma melhor qualidade de vida a 13 pacientes. O mutirão atendeu a pacientes com fraturas e deformidades que estavam no cadastro da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade.