Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Alguns acompanhantes e familiares de pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP), o maior do Estado, reclamaram nesta terça-feira, 22, da superlotação e mau atendimento na unidade. Segundo relatou a acompanhante Neusa Gomes em entrevista ao Conexão Tocantins, eram centenas de pessoas para atendimento só na recepção do HGP. “Está tudo lotado, mal conseguimos ser atendidos. Nos corredores também, além disso, muita gente sufocada com o calor já que não tem nenhum ventilador nem ar-condicionado”, afirmou. 

Segundo relatou a acompanhante, em razão da superlotação, quem aguarda para fazer avaliação de ortopedia também está  tendo que esperar mais que o normal e chegou a ser registrado um pequeno tumulto no atendimento na manhã de hoje. “Minha senha era 608 e tinha muita gente impaciente, além disso os médicos demoravam demais para atender. Faltou inclusive um pouco de organização no atendimento por parte das servidoras”, disse.

O hospital que está sendo ampliado atende demandas também de cidades dos estados vizinhos como as localizadas no sul do Pará e Matogrosso.

Sesau

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) informou que HGP possui quatro recepções (Pronto Socorro, Ambulatório, Internação e Administração) com grande fluxo de pessoas em busca de atendimento, informações ou visitação, e todos os ambientes possuem ar-condicionado em perfeito funcionamento.

Segundo a Sesau, o número de pessoas aguardando atendimento não corresponde à realidade desta terça-feira, 22. De acordo com a Secretaria, nenhuma recepção registrou este quantitativo de pessoas. 

Sobre a grande demanda na unidade, a Sesau esclareceu que o HGP recebe pacientes de cidades do Tocantins e de outros estados e que estes estão sendo atendidos pela equipe multiprofissional "que não tem medido esforços para oferecer um serviço adequado e humanizado", informou.