Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Uma noite de destaque para o prato mais tradicional do Tocantins: o chambari. O Sebrae Tocantins promoveu nessa quarta-feira, dia 23, o 1º Festival Gastronômico de Araguaína – Chambari Show, na Praça das Bandeiras, com o objetivo de divulgar o negócio das empreendedoras que fazem este prático típico da região. O festival é uma das ações da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

A cozinheira Rita Miranda de Sousa, que trabalha no Mercado Municipal, participou do festival e agora espera que a comunidade vá prestigiar a sua comida. “Espero que a nossa comida seja divulgada que o povo aprenda a procurar na praça de alimentação do Mercado, onde funciona de dia e de noite”, disse ansiosa.

A gerente da unidade do Sebrae em Araguaína, Ilma Lopes, contou como surgiu a ideia de fazer um festival voltado para as cozinheiras do chambari. “A ideia surgiu com o intuito de fazer com que nós, enquanto consumidores, valorizemos os pequenos negócios como os do segmento de chambari”, disse. Ilma apontou ainda que o objetivo do Sebrae é de tornar o festival uma tradição em Araguaína.

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, prestigiou o evento e falou da valorização dessas empreendedoras. “O chambari faz parte do dia a dia do araguainense. Aqui serve bastante para divulgar e, além disso, valorizar essas pessoas que vivem do chambari e fazem uma comida de bastante qualidade”, comentou.

O festival contou com apresentação teatral do Grupo ArtPalco, que mostrou ao público a importância de se comprar do pequeno negócio, e com apresentação de dança da companhia Estúdio EmCena. O ponto alto da programação foi a entrega dos troféus e certificados para as 20 cozinheiras que participaram do festival. O formato do troféu era do osso do chambari.

Pequenos negócios em destaque

Além do Chambari Show em Araguaína, o Sebrae também promoveu em vários outros municípios diversos cursos, palestras, oficinas e especialmente Seminários de Inovação com foco nos pequenos negócios. Nesta quarta feira, dia 23, foi a vez de Taquaralto receber o consultor internacional das áreas de empreendedorismo e inovação, Renato Santos, com o seminário que tem como objetivo potencializar o desenvolvimento local.

O empresário do segmento de armarinhos em Taquaralto Sebastião Ferreira não escondeu a satisfação de ter participado do evento. “Percebi que o seminário busca implantar em nós empresários conceitos, quebrar paradigmas e provocar uma verdadeira transformação na nossa sociedade, através de uma cultura de valorização dos empresários locais de Taquaralto”, disse o empreendedor.

Além de Taquaralto, os municípios de Arraias, Ananás e Augustinópolis também sediaram os seminários, que contaram com a presença de palestrantes renomados. Nesta quinta feira, dia 24, as palestras sobre inovação chegam a Guaraí, Araguatins, Natividade e à região das Arnos, em Palmas. Os interessados em participar podem conferir a programação e se inscrever através da Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.