Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Junior

Jovens, crianças e adultos puderam mergulhar em um mundo de imagens, sons, cores e movimentos durante a apresentação teatral Trieiros: No meio de um monte de nada. O espetáculo, criado pelo Grupo Xanarai, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 25, no Auditório Tião Pinheiro, durante o 9º Salão do Livro.

Com direção de Franscisco Peres e produção de Karina Yamamoto, Trieiros tem como elenco os atores Andrey Tamarozzi, Denis Casima, Eliene Lago, Roni Bianchi e Vanessa Cardoso e Pedro Thiago Rodrigues.

Sem seguir uma narrativa cronológica e linear, as atuações transportaram a plateia para um universo de sensações, sons e imagens da natureza do interior do Tocantins. Dos animais da floresta à força das raízes indígenas e africanas, a atração chamou a atenção do público, que vibrava a cada acontecimento.

Segundo a professora de Artes e História do Colégio Positivo de Palmas, Cátia Cristiane Lagemann, o espetáculo foi muito interessante pois apresentou uma linguagem diferente e totalmente nova para os alunos que assistiram. “Foi muito interessante, pois trabalhou com imagens e sons e quase nenhum diálogo. Vamos levar o que vimos no espetáculo para a sala de aula para saber a percepção de cada um deles sobre a peça”, explicou.

Segundo a atriz Eliene Lago, o grupo realmente se identificou com as influências regionais no trabalho artístico. “Foi impressionante ver como a gente se encaixou perfeitamente nesse tema regional. E foi interessante também perceber um público diferenciado aqui no evento, pois é a primeira vez que recebemos pessoas tão jovens para assistir à peça e tivemos uma boa recepção”, concluiu.

Grupo Xanarai

O grupo Xanarai nasceu em 2013, com o encontro de graduandos e professores do curso de Teatro (Licenciatura) da Universidade Federal do Tocantins. Como primeiro processo, foi criado um experimento em teatro ritual, intitulado Xanarai, nome que posteriormente foi dado ao grupo.

Em março de 2014, teve início o processo de pesquisa para montagem do espetáculo Trieiros, levando o grupo a uma imersão pelo interior do Tocantins, como a Ilha do Bananal, Lajeado, Serra do Lajeado, Parque Estadual do Jalapão, Porto Nacional e Taquaruçu e Praia da Graciosa. Em 2015, o grupo venceu a 5ª edição do Festival de Esquetes do Sesc, com o espetáculo Trieiros.