Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins, é a próxima parada do caminhão do projeto Nossa Energia, que faz parte do Programa Energia Eficiente, do Grupo Energisa, e utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O caminhão estaciona em Buriti do Tocantins no próximo domingo, 27, e depois visita as cidades de Araguatins, Augustinópolis, Praia Norte, Axixá, Sítio Novo, Tocantinópolis e Ananás. 

O objetivo do Nossa Energia é ensinar a como usar a energia elétrica de forma consciente, com segurança e sem desperdícios “Queremos que o crescimento do Tocantins seja sustentável e é nesse sentido que nós implementamos esse novo projeto, participando desse desenvolvimento”, afirma o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Riberto Barbanera.

Ações

O caminhão traz vários experimentos com energia elétrica, auditório e palco para apresentações. A população tem acesso a informações impressas sobre os procedimentos de leitura dos relógios medidores, consumo dos principais aparelhos elétricos de uma casa, economia e segurança nas instalações. Além disso, são feitas pequenas apresentações teatrais sobre os temas de forma lúdica e didática. “O foco é trabalhar a conscientização do uso racional da energia”, esclarece o gerente da Assessoria de Gestão e Projeto, Helmuth Markies.

Até janeiro de 2016 o projeto vai sortear mais de 2 mil geladeiras com o Selo Procel de economia de energia e trocar 31,7 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED.

Como participar 
Para fazer parte das ações do projeto Nossa Energia, o cidadão precisa ser morador do município visitado, estar em dia com a conta de luz, ser beneficiado da tarifa social (Baixa Renda) e ter uma geladeira usada de alto consumo e/ou lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas para trocar por produtos mais eficientes.

Cronograma no Bico do Papagaio

- 28 e 29/09: Buriti do Tocantins

- 30/09 e 01/10: Araguatins

- 02 e 03/10: Augustinópolis

- 05 e 06/10: Praia Norte

- 07 e 08/10: Axixá

- 09 e 10/10: Sítio Novo

- 11 e 12/11: Tocantinópolis

- 13 e 14/11: Ananás