Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Robson Ferreira

Foto: Robson Ferreira

O deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) reuniu-se nessa quinta-feira, 25, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com o Secretário de Ensino Superior Jesualdo Pereira Farias, para tratar da proposta de criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

O parlamentar entregou a minuta elaborada por um grupo de professores e especialistas, onde fica demonstrada a importância e viabilidade da proposta, que vem recebendo grande apoio de toda a comunidade dos 42 municípios das microrregiões de Araguaína e do Bico do Papagaio.

Lázaro esclareceu que a região norte do Tocantins apresenta características sociais, econômicas, culturais e geográficas que justificam a criação da UFNT e que as bases para isso já existem. “A criação da UFNT é muito viável, pois com o desmembramento dos campi da UFT de Tocantinópolis e Araguaína, a nova universidade já nasce com uma grande estrutura, que seria ampliada gradativamente com a criação de novos campi em outras cidades da região norte” Declarou o parlamentar tocantinense.

O Secretário de Ensino Superior disse ao deputado que a proposta é muito bem vinda e que poderá tornar-se realidade. Farias informou ainda que determinará a elaboração de estudos preliminares para melhor subsidiar as discussões a respeito da proposta trazida pelo Deputado.

Acompanhado do prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana (PT), Lázaro solicitou que fosse marcada uma nova reunião em outubro, para tratar do assunto, com as presenças dos técnicos do MEC e representantes do grupo de docentes da que preparou a minuta.