Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades

A necessidade de buscar ideais e os modelos de inspirações foram discutidos, nessa quinta-feira, 24, no Café Literário do 9º Salão do Livro, que é realizado no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. Na palestra “O simbolismo na obra O Pequeno Príncipe”, a professora de filosofia Ana Paula Leobas Maracaípe ensinou, também, o público a estimular a interpretação por meio das obras.

Por detrás de cada obra, existem grandes ensinamentos a serem passados. Foi o que Ana Paula explicou ao público. Segundo ela, a sociedade precisa inspirar valores. Para isso, a busca pela leitura é essencial no processo. “Percebemos a falta de ideais e modelos, na sociedade, para nos inspirarmos”, disse.

Os livros infanto-juvenis têm o grande papel de levar as pessoas ao mundo da imaginação. Porém, segundo Ana Paula, o cérebro precisa ser estimulado para estar sensível às interpretações e aos grandes ensinamentos. “Na Grécia, por exemplo, um dos pré-requisitos na educação dos jovens era o ‘mitus’, o papel que cada personagem representa. Até hoje isso faz sucesso, mas precisamos estimular o cérebro com a leitura, para que possamos fazer essas interpretações”, afirmou.

A dica que Ana Paula deu, para que os leitores estejam sensíveis às interpretações, é buscar relacionar as histórias à vida. “Todo ‘mitus’ dessas histórias simbolizam algo profundo dentro da gente. Então, não se importar com as opiniões alheias e dar asas à imaginação é essencial”, frisou.

Caio Victor Lima Pessoa, aluno do 9º ano do Instituto Presbiteriano Educacional e Social, interessou tanto pela palestra, que tomou a decisão de buscar um curso específico de Filosofia. “Nunca tinha parado para pensar como cada livro nos passa grandes lições. Gostei muito da palestra, me estimulou a fazer um curso de Filosofia”, contou.

Palestras

A programação desta quinta segue com as palestras O Tocantins acertado passo a passo com a educação brasileira, ministrada por João Antônio Cabral; Apresentação do romance Mandinga de Liberato Póvoa, ministrada por Zaélia Tavares de Castro; Leitura Literária para reencantamento da vida, de Cléo Busatto; Ideia Criativa, ministrada por Thiago Ramos; lançamentos de livros e shows.