Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação  As principais regiões turísticas do Tocantins e os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) estão sendo apresentados na ABAV 2015 As principais regiões turísticas do Tocantins e os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) estão sendo apresentados na ABAV 2015

Representantes do turismo brasileiro e internacional estão reunidos na maior feira do segmento da América Latina, a 43° ABAV Expo, que está acontecendo no Parque de Exposições Anhembi, na capital paulista. Apresentando as principais regiões turísticas do Tocantins e os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecem em outubro, em Palmas, equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) está com estande no evento, em busca de atrair investidores do setor. O evento, que teve início nessa quinta-feira, 24, segue até o sábado, 26.

“A ABAV é a principal referência no turismo para agências, para outros países e para os compradores do turismo. Nesse momento, em que estamos precisando movimentar a cadeia do turismo, um evento como esse é muito importante”, destaca o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Sedetur, James Possapp.   

Ele reforça, ainda, a importância do turismo para a economia nacional. “O turismo é a atividade econômica que, com menor investimento, gera oportunidade de emprego. Hoje, ela já responde por 10% do PIB [Produto Interno Bruto] mundial. E nesse momento de dólar alto, o Brasil tem que voltar seus olhos para o turismo doméstico. Temos que aproveitar os destinos nacionais”, pontua.

No estande do Tocantins, os visitantes poderão ter informações sobre as principais regiões turísticas do Estado, como os Encantos do Jalapão, Praias e Lagos do Cantão e Serras e Lago, por meio de materiais e pelo atendimento especializado da equipe presente. “Vamos mostrar aos agentes de viagem brasileiros e do exterior o que nosso Estado tem de melhor para oferecer ao turista, principalmente, nosso potencial em ecoturismo e turismo de aventura. Queremos despertar o interesse desse público que, dia a dia, vem descobrindo as maravilhas naturais que o Tocantins tem a oferecer”, afirmou James Possapp. 

O empresário Flávio Silveira Ribeiro, que trabalha no ramo do turismo no Tocantins e também está na ABAV, conta que aposta no evento para fomentar o turismo no Jalapão, destino que já se tornou conhecido. “As pessoas estão buscando oportunidades. Esse momento que Brasil está vivendo, em que estamos tendo a subida do dólar, acredito que vai fortalecer muito as vendas dentro país e o Jalapão é um destino fantástico, que com certeza vai vender muito”, analisa.

ABAV

Voltado para a apresentação de novidades e tendências e  para a exposição de produtos e serviços, a ABAV reuniu  este ano cerca 3,5 mil marcas de 65 países. A ABAV Expo é organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com apoio do Ministério do Turismo.