Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Mais de 1.500 obras literárias foram doadas ao projeto “Biblioteca em Movimento”, durante os nove dias de realização do 9º Salão do Livro do Tocantins, que terminou no último domingo, 27. O estande da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) esteve bastante movimentado durante a realização do evento literário, com a doação dos mais diferentes gêneros literários. Os livros serão destinados para os Assistidos dos Núcleos Regionais da DPE-TO, nas cidades de Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Guaraí, Paraíso, Palmas, Porto Nacional. A previsão inicial era a de que o projeto recebesse cerca de mil livros durante o evento.

Esta foi a primeira vez que o Salão do Livro do Tocantins provocou em seus visitantes não só a comercialização de obras literárias, como também uma ação social, por meio da doação de livros para os Assistidos da Defensoria Pública. Representando o governador Marcelo Miranda, a vice-governadora Cláudia Lélis elogiou a iniciativa durante discurso na solenidade de encerramento do evento e garantiu as próximas edições. “Parabéns à Defensoria Pública do Tocantins pelo projeto de doações de livros e, com certeza, no ano que vem, essa parceria voltará com ainda mais força”, disse Cláudia Lélis. A solenidade foi prestigiada pelo defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, e pelos secretários estaduais de Educação e Cultura, Adão Francisco e Melck Aquino, respectivamente.

Doações

O artista plástico, músico e psicólogo René Brunes visitou o Salão do Livro e se encantou com a iniciativa da Defensoria Pública. Tanto que doou mais de 600 obras que ele arrecadou por meio de outra ação social. “Semanalmente, eu atendo pessoas em tratamento de depressão que não podem pagar por uma consulta particular. O meu pagamento são livros ou roupas usadas que eu encaminho para famílias carentes ou instituições beneficentes. Quando conheci o Biblioteca em Movimento entendi que seria um valioso destino para o acervo que eu já havia arrecadado”, explica.

As prateleiras do “Biblioteca em Movimento” de Norte a Sul do Tocantins ganham reforço com a colaboração de pessoas de diversas idades, escritores, artistas, Defensores Públicos e também de editoras participantes do evento. As únicas unidades da Defensoria Pública que ainda não receberam o Projeto são as de Gurupi e Dianópolis. Porém, com a superação de meta das doações, o projeto agora será estendido também a essas cidades, abrangendo todas as Defensorias Públicas do Tocantins. “Quero essencialmente agradecer a toda comunidade e à organização do Salão do Livro pela oportunidade que deu à Defensoria Pública de levar o projeto que está em vigor desde 2013. Conseguimos superar a meta, mas a minha intenção não era tanto de quantitativo, mas sobretudo para formar uma rede de contatos para que a gente possa alavancar esse projeto e estender a nossa iniciativa a todas as 42 comarcas do Estado”, conclui o defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim.

Movimentar e desapegar

No projeto “Biblioteca em Movimento”, que tem como mote “Conhecimento que fica, livro que segue”, os Assistidos têm a seu dispor obras dos mais diferentes gêneros e podem pegar o livro e, após lê-lo, deixar em qualquer local público ou passar a obra para outra pessoa, com o intuito de fazer “circular” o conhecimento, conforme explica o coordenador do projeto e servidor da DPE-TO, Rodrigo Araújo. “A leitura possui um poder conscientizador, uma vez que ela deve ser entendida não como mera atitude passiva, mas como uma construção ativa, tornando-se um instrumento de transformação social. Por isso, a ideia é desenvolver uma cultura de compartilhamento entre os Assistidos e a comunidade, fazendo circular diversas obras literárias. Com as doações, queremos estimular o desapego das pessoas aos livros guardados em casa, sugerindo a doação”, complementa.

O Projeto é mantido por meio de doações de pessoas, empresas e instituições e todo o acervo fica à disposição dos Assistidos da Defensoria Pública, dispostos em prateleiras nos corredores da Instituição. O projeto existe desde novembro de 2013, e já passaram mais de 10 mil obras literárias nas prateleiras disponíveis nos corredores de atendimentos na Instituição. Porém, a doação de novas obras deve ser constante, visto que a procura é grande e as prateleiras precisam sempre de reposição.

Coral

Além do estande do projeto “Biblioteca em Movimento”, a Defensoria Pública do Tocantins também esteve presente no Salão do Livro com a apresentação do Coral Canto Nobre, na noite de sábado, 26, no Café Literário. O grupo, formado por Servidores da Defensoria Pública, apresentou as canções “Teima do Capim Dourado”, de Josino Medina, “Sabiá”, de Luiz Gonzaga, e ainda uma apresentação especial com música e dança de “Coco Livre”, de Genésio Tocantins.

Na tarde desta segunda-feira, 28, o defensor público geral participou de coletiva de imprensa na Sala de Reuniões da Seduc – Secretaria Estadual de Educação. Na ocasião, Marlon Costa Luz Amorim apresentou balanço de doações do projeto “Biblioteca em Movimento” aos veículos de imprensa. A solenidade contou ainda com a participação do secretário estadual de Educação, Adão Francisco; do secretário de Comunicação, Rogério Silva; da presidente da Redesat Tocantins, Valéria Kurovski; e do secretário da Fazenda, Paulo Afonso, dentre outras autoridades.