Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senador Donizeti Nogueira (PT-TO) apresentou uma emenda

Senador Donizeti Nogueira (PT-TO) apresentou uma emenda Foto: Geraldo Magela

Foto: Geraldo Magela Senador Donizeti Nogueira (PT-TO) apresentou uma emenda Senador Donizeti Nogueira (PT-TO) apresentou uma emenda

Foi aprovado, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado nessa quarta-feira, 30, o Projeto de Resolução nº 23/2014 de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal, com objetivo de proteger os interesses socioeconômicos da região, promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável e para a criação de políticas públicas e proposições legislativas em defesa da Amazônia.

Como não havia previsão regimental para a criação de frentes parlamentares no Senado, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) apresentou uma emenda, também aprovada, que possibilita e normatiza tais associações suprapartidárias, que não devem interferir no andamento dos trabalhos da Casa, nem implicar contratação de pessoal ou gastos com o fornecimento de passagens aéreas.

A proposta inicial do senador Donizeti Nogueira era que as frentes parlamentares no Senado fossem restritas ao caráter regional, mas o relator da matéria, senador Paulo Rocha (PT-PA) ampliou a possibilidade para criação de frentes parlamentares temáticas.

A matéria segue para votação em plenário.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é uma área correspondente a 59% do território brasileiro, com 5 milhões de quilômetros quadrados, englobando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Apesar de sua extensão, sua população corresponde a menos de 13% do total de habitantes do País.

Em seus estados residem 46% da população indígena brasileira e possui um ecossistema único, considerado um dos maiores reservatórios de biodiversidade do planeta.