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Campo

Foto: Divulgação

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) doou uma área aquícola para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), para a implantação de um campo experimental durante a abertura oficial da XII Semana Nacional do Peixe que aconteceu na quinta-feira (1º), no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas/TO. O evento contou com a presença de líderes de estado, pescadores, aquicultores e parceiros da Superintendência da Pesca e Aquicultura do Tocantins. A área doada à Embrapa Pesca e Aquicultura vai ser destinada à construção de um laboratório de pesquisa e está localizada no Lago de Palmas.  

O superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins, Amilton Rodrigues de Araújo, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos e falou da importância da Semana do Peixe para o estado: “Hoje o Tocantins é referência na produção de peixes. Produziu 15 mil toneladas em 2014 e até o final de 2015 pretendemos alcançar 25 mil toneladas, superando os anos anteriores”.

Cleberson Zavaski, diretor de Águas da União, que veio representando o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, disse que o Tocantins tem um grande potencial hidrográfico e logístico, o que favorece a criação e o escoamento do pescado: “O Tocantins é banhado por dois grandes rios, o Tocantins e o Araguaia, e está localizado no centro do Brasil, favorecendo a produção e a comercialização do pescado”.

Durante o evento foram realizadas mais duas palestras, sendo uma com o chefe geral da Embrapa, Carlos Magno que falou sobre “o desenvolvimento da aquicultura no país” e outra com a doutora em Ciência e Tecnologia de alimentos, Erika Maciel, que apresentou informações sobre o “consumo de pescados e seus benefícios”.

Semana do Peixe:

A 12ª Semana Nacional do Peixe segue até o próximo dia 16 com programação em Palmas e cidades do interior. Como em todos os anos, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins tem o objetivo de estimular o consumo e a produção do pescado. Para isso, a campanha conta com o apoio de redes de supermercados, feiras livres, mercados, bares e restaurantes, escolas, colônias de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.

Parceiros:

São parceiros da XII Semana do Peixe, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria (SESI), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Caixa Econômica Federal, a Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter) e a Empresa Sport Náutica.