Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) afirmou durante entrevista a TVeja que vai pedir a convocação do ex-presidente Lula e ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra na CPI que investiga esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Ataídes, que é presidente da CPI, também garantiu que a comissão vai examinar “com lupa” a denúncia de compra de uma Medida Provisória, envolvendo o filho do ex-presidente, Luiz Cláudio Lula da Silva.

O senador já tem prontos os requerimentos para convocação do ex-presidente e de seu filho Luiz Cláudio Lula da Silva. Os requerimentos também serão estendidos para a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com o senador, a intenção dos requerimentos é esclarecer as negociações que envolveram a aprovação da MP 471. A Medida Provisória, em 2009, concedeu benefícios fiscais para as montadoras de veículos instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A CPI apura suspeita de pagamento de propina a integrantes do Carf, com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.

Sistema S

No primeiro bloco do programa Direto ao Ponto, o senador denunciou irregularidades e distorções no Sistema S e criticou as ameaças de corte nos cursos técnicos oferecidos por Senai, Senac e outras entidades se forem mesmo retidos parte dos repasses ao Sistema S. Ele destacou que essas instituições têm hoje mais de 18 bilhões de reais aplicados em bancos e que “isso é caso de polícia”.

Ataídes Oliveira falou ainda sobre o uso eleitoral dos programas Fies, Pronatec, seguro desemprego e seguro defeso, além de detalhar falhas na metodologia que apura o índice oficial de desemprego no País. “A taxa oficial é um engodo. O desemprego no Brasil hoje beira os 30%”, alertou.                                                                                                                                                                  

Confira abaixo os links das entrevistas:

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/vou-convocar-lula-dilma-e-erenice-para-depor-diz-presidente-da-cpi-do-carf

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/corrupcao-no-sistema-s-e-caso-de-policia-denuncia-senador-ataides-oliveira