Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dirceu Leno

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, oficialmente celebrado em 1° de outubro, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde promoveram, na noite dessa terça-feira (6), mais uma edição do Forró da Terceira Idade de Tocantinópolis, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso.

O evento aconteceu na Academia da Melhor Idade (AMI) e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Walderice Santos, da voluntária Maria das Graças Carneiro, dos professores, Airton Santos, Adriana Nonato e Welington Mota, servidores municipais, a participação especial do professor e coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Felipe Granjeiro, e idosos assistidos pelo município.

Dentre as atividades que foram praticadas por eles, destaque para orientações quanto ao estímulo da memória e alguns exercícios físicos. O requisito não era somente ter mais de 60 anos. Era preciso ter energia e disposição para se arriscar nos passos do forró pé-de-serra, que fora animado pelo cantor da cidade de Estreito-MA, Adriano e Cia. Embalados pelo ritmo dançante, muitos deles mostraram ter disposição de sobra para revigorar suas forças ao som do forró. 

Os idosos vieram de várias localidades do município, como por exemplo, Bairro Alto Bonito, Alto da Boa Vista, Centro, Rodagem, Vila Padre Césare Lelli, dos Povoados Passarinho, Olho D’água, Folha Grossa, Ribeirão Grande, dentre outros. O objetivo é que todos participem ativamente das ações provenientes à terceira idade, de forma a inseri-los no contexto social, bem como promover um momento de alegria e de lazer para os idosos.

O respeito ao idoso é a mais importante lição de vida para todos nós, e para contemplar esses momentos festivos entre a terceira idade, a organização do evento propôs a realização de um encontro como este, uma vez por mês. A intenção é aproximar cada vez mais os idosos, fortalecendo os vínculos de amizades, propondo maior disposição de saúde entre todos.