Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Advogados de Porto Nacional reuniram-se nessa quarta-feira, 07, em mais uma roda de conversa do “Movimento OAB Somos Todos Nós”, com o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e pré-candidato à presidência da OAB- TO, Gedeon Pitaluga, para conversarem sobre a advocacia tocantinense, em especial a subseção de Porto Nacional. O momento foi de interação e exposição de ideias em prol de melhorias para a Ordem.

Cerca de 60 advogados participaram da roda de conversa e falaram da falta de representatividade vivida pela subseção e da importância de ter uma OAB ao lado da classe.

Durante o encontro, foi lançada a pré-candidatura do advogado Ihering Rocha Lima à vice-presidência da subseção de Porto Nacional, em composição com o pré-candidato à presidência da subseção, advogado Renato Godinho, professor de Direito Civil. Ambos declararam apoio à pré-candidatura de Pitaluga.

Ihering Rocha, portuense, advogado militante há 19 anos, declarou a decisão de apoiar o conselheiro e de se pré-candidatar em Porto Nacional. “Vim somente oficializar o meu apoio ao Renato e ao Gedeon, mas quando vi a presença de vários jovens advogados e alguns decanos, me senti entusiasmado a me oferecer a estar ao lado deles nessa luta como pré-candidato à vice-presidência da subseção de Porto Nacional. Tomei essa decisão para ajudar a engrandecer a Ordem aqui em nossa cidade e fiz essa opção porque tenho plena certeza que temos os melhores advogados, em todos os sentidos, para presidir o conselho seccional e a subseção de Porto. Me sinto orgulhoso pela aceitação do meu nome para fazer parte deste grupo que representa a verdadeira renovação da OAB-TO”, afirmou o advogado.

O pré- candidato à presidência da subseção de Porto Nacional, o professor Renato Godinho, comentou sobre o apoio de Ihering Rocha. “Estamos muito felizes e honrados com o apoio do Ihering porque temos certeza de que ele só virá a somar na busca pelas mudanças que tanto queremos ver para a nossa subseção e para todo o Estado. Com certeza só irá agregar ao nosso Movimento pela experiência e pela vontade de fazer da OAB, assim como nós, uma Ordem unida e forte em prol da classe e da sociedade”, afirmou Godinho.

O advogado e vereador de Porto Nacional, Helmar Júnior, também declarou apoio a Gedeon Pitaluga e a Renato Godinho. “O Renato e o Gedeon me colocaram a par das dificuldades e problemas na OAB-TO e me solidarizei com essa causa que eles vêm defendendo e decido apoiá-los. Tenho gostado do “Movimento OAB Somos Todos Nós”, principalmente pela composição do grupo, lideranças de renome no estado que passam credibilidade. É o que estamos precisando atualmente. Sentimos falta de uma OAB mais firme, presente e atuante em defesa da nossa sociedade”, comentou o vereador.

Gedeon Pitaluga agradeceu ao apoio de Ihering Rocha e de todos os advogados presentes na roda de conversa e falou do processo de renovação que o “Movimento OAB Somos Todos Nós” vêm buscando, além da importância da qualidade representativa da advocacia. “A Ordem não é uma associação, um sindicato, a Ordem representa a sociedade civil organizada, que possui papel importante nos rumos da sociedade. Tivemos participação nas “Diretas Já”, no impeachment de Collor, na Lei da Ficha Limpa, enfim, vemos claramente a importância da Ordem no contexto social, e no nosso estado não é diferente. A advocacia perde muito porque a Ordem não dialoga com instituições, estamos passando por momentos difíceis dentro da advocacia e a solução se dá com qualidade na nossa representação. Ê com uma Ordem forte e unida, que valoriza as subseções, que conseguiremos avançar nesse processo de mudança, porque todos nós fazemos parte da OAB. É com alegria também, que desejamos as boas-vindas ao nosso amigo Ihering, que tenho certeza que só irá fortalecer ainda mais o nosso Movimento que cresce a cada dia, juntos e com o Renato Godinho também, a subseção de Porto Nacional estará muito bem representada”, finalizou Pitaluga.