Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Benhur de Souza

Membros das associações da Polícia Militar e dos Bombeiros reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Osires Damaso (DEM), na tarde dessa última quinta-feira, 8. Na pauta, os militares solicitaram o cumprimento da Lei n.° 2984, de 09 de julho de 2015, que trata do retroativo de data-base da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Tocantins, pediram a redução do interstício para possibilitar a promoção de militares, pois, segundo argumentaram, estão prejudicados em relação ao tempo de serviço, e cobraram a restauração das promoções concedidas em 2014, suspensas pelo Decreto n.° 5.189, de 10 de fevereiro de 2015, de autoria do Governo do Estado.

Diante das demandas apresentadas pelos militares, o deputado colocou que “o que podemos fazer é defender e lutar para que exista um diálogo e as partes cheguem ao consenso. Como presidente da Casa, dou todo apoio aos militares, como sempre dei. Nós vamos defender os interesses da classe e buscar uma discussão entre a polícia e o Governo, intermediando para chegar a um entendimento. Com relação aos benefícios que não estão sendo cumpridos, vamos procurar o Comando-Geral e buscar uma explicação do por que não estão sendo honrados”, disse Damaso.

Para o cabo João Vitor, da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (Apra/TO), o apoio do Poder Legislativo é fundamental na busca pela solução dos impasses com o Governo. “As associações já estão lutando na Justiça por seus direitos. Agora, procuramos dialogar junto ao Legislativo em busca das nossas demandas, pois acreditamos que, com a ajuda do deputado Osires Damaso, podemos resolver mais facilmente as questões que estão afligindo os militares”, afirmou.

Além da Apra-TO, representada pelo cabo João Vitor, também estavam presentes na reunião o Subtenente Marconi, da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Asspmeto), o Terceiro Sargento Giuliano, da Associação de Praças Policiais e Bombeiros de Araguaína (APA), o Sargento Jenilson, da Associação de Praças de Gurupi (Aspra-Gurupi), o Coronel Albuquerque, da Associação dos Oficiais do Tocantins (Afopmeto), o Cabo Máximo, da Associação dos Cabos e Soldados de Dianópolis (ACS-Dianópolis), o Capitão Sulino, da Associação dos Militares Ativos e Inativos e Pensionista da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Asmir), entre outros oficiais e parlamentares.