Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 9, às 19h30, familiares e amigos do secretário Eudoro Pedroza prestam suas últimas homenagens, com a celebração da missa de sétimo dia, que será realizada na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Eudoro Pedroza faleceu na noite do último sábado, 3, após uma parada cardíaca. Ele lutava contra um câncer no pulmão.

À frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) desde o início do ano, Eudoro Pedroza, era uma pessoa notória por sua contribuição para o desenvolvimento da economia do Estado e, principalmente, por seu trabalho social junto às comunidades do Jalapão.

Atendendo ao seu desejo, seu corpo foi cremado e parte das cinzas foi enterrada no cemitério onde se encontra o corpo do seu pai, em Goiânia, e outra parte será espalhada pelas dunas do Jalapão, lugar que amava.

Luto

Em sinal de pesar, o governador Marcelo Miranda declarou luto oficial de três dias em todo o Tocantins. Em nota, ele enfatizou a perda não só do político e empresário, mas de um grande amigo. “Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedroza foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do Estado, do povo tocantinense. Aos familiares, todo o nosso apoio e o nosso mais profundo pesar”, disse o governador.

Muito querido, ele foi homenageado pela equipe que comandava na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e por amigos, políticos e autoridades que expressaram seus sentimentos por meio de notas de pesar.

Perfil

Nascido em Goiânia (GO), Eudoro Guilherme Zacharias Pedroza era graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982. Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins,  secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal em 1996, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai, Santino Lyra Pedroza. Atualmente, é secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Tocantins.

Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão, e os projetos sociais que realiza há mais de 10 anos, renderam a Eudoro Pedroza o título de Cidadão Jalapoense.

Eudoro Pedroza deixa esposa, Maria Suelena;  três filhas, Maria Paulla, Maria Eugênia e Maria Juliana; e, cinco netos.