Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Peritos da Polícia Científica do Tocantins descobrem que drogas apreendidas pela Polícia Civil, na capital e no sul do Estado, como LSD, é na verdade uma droga conhecida como 25-NBOMe, um potente alucinógeno, que guarda algumas similaridades com o LSD, mas com poder muito mais devastador.

De acordo com o perito Cláudio Gonçalves, que acompanhou as análises do material apreendido, “a droga é semelhante ao Lsd, e por isso foram apreendidas como tal, mas possui um efeito muito mais intenso e destrutivo, tendo, inclusive histórico de morte pelo uso da droga”, esclarece o perito. Ele afirma ainda que, diferentemente de drogas mais conhecidas, como é o caso do Lsd, o 25-NBOMe possui um efeito inesperado e cerca de 25 variações de composição química.

Para o superintendente de Polícia Científica, Gilvan Noleto, as descobertas só foram possíveis graças a um equipamento com tecnologia de ponta que possibilita a identificação de todos os componentes químicos da droga. “Temos hoje, no laboratório Forense, do Instituto de Criminalística, o Cromatógrafo Gasoso, acoplado a espectrometria de massa que possibilita aos nossos peritos a realização e conclusão de laudos com total segurança nos resultados”, declara.

A droga, em forma de selo, apreendida como LSD, foi submetida a analise de cromatografia gasosa com espectrometria de massa (GC-MS), preparada com extração por Metanol, onde foi constatada as substancias conhecidas como 25-NBOMe.

Apreensão

Uma grande quantidade dessa droga foi apreendia no dia 1º deste mês, por equipes da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (Denarc) sob o comando do delegado Guilherme Rocha quando desarticularam um ponto de venda de drogas que funcionava em um bar, localizado no centro da capital. Os policiais apreenderam algumas porções de maconha e aproximadamente 1.000 pontos da droga, inicialmente identificada como LSD.

Essa é a segunda vez que a droga 25-NBOMe é apreendida pela polícia civil do Tocantins. A primeira apreensão aconteceu na cidade de Gurupi, interior do Estado no dia 11 de setembro, por policiais da Delegacia de Investigações Criminais (Deic sul). Segundo o delegado Rafael Falcão, foram encontradas na residência de um casal, entre outros entorpecentes, 103 "pontos" da droga, que também foi identificada, inicialmente, como Lsd. “Encaminhamos o material apreendido para o Instituto de Criminalística, Palmas, para análise e somente hoje (08/11) recebemos o laudo confirmando que a droga apreendida era na verdade 25-NBOMe”, afirma.

O delegado Guilherme Rocha, da Denarc, alerta a população para o perigo dessas novas drogas que tem sido encontrada no Estado e que podem levar o indivíduo à morte. “Essa droga é mais barata que o LSD e mais avassaladora, por isso o perigo. Ainda não sabemos o tamanho do estrago que ela pode causar”, alerta.

Efeitos da droga 25-NBOMe

A droga 25-NBOMe (ou 25i) é um potente alucinógeno, que guarda algumas similaridades com o LSD. Produz euforia e alucinações e é usado por via sublingual (selos colocados embaixo da língua). A droga pode levar até seis horas para produzir alterações de comportamento e os efeitos colaterais incluem paranoia, confusão mental, convulsão e morte.