Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando consolidar umas das fronteiras agrícolas que mais cresce no Brasil, o Matopiba, o governador Marcelo Miranda, junto com governadores do Maranhão, Piauí e Bahia, que integram a região, se reunirá nessa quarta-feira, 14, em Brasília (DF) com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. A reunião será às 11 horas, no Ministério da Agricultura.

Na oportunidade, Marcelo Miranda apresentará as prioridades do Estado para investimentos nas áreas de infraestrutura (estradas, energia elétrica, irrigação) com foco nas principais vias de escoamento da produção agrícola tocantinense.

As demandas dos estados poderão constar no documento Acordo-Quadro do ministério e deverá propiciar um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão nas áreas de infraestrutura e logística; tecnologia e inovação agropecuária; e assistência técnica.

Matopiba

A região do Matopiba, uma das áreas mais estratégicas do país, abrange 337 municípios com 324 mil estabelecimentos agrícolas. É formada pelos estados do Tocantins (38%), Maranhão (33%), Piauí (11%) e da Bahia (18%).