Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Advogados de Paraíso do Tocantins lançaram nessa terça-feira, 13, o Movimento OAB Somos Todos Nós na cidade. Um movimento que tem se estendido por todo o Estado em rodas de conversas para debater e ouvir os anseios da classe jurídica, liderado pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e pré-candidato à presidência da Ordem, Gedeon Pitaluga. 

Estavam presentes advogados de Paraíso do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Colinas do Tocantins, que falaram do desejo de mudanças na Ordem e da importância do Movimento para a advocacia do Estado.

O Movimento OAB Somos Todos Nós tem crescido pelo Estado ouvindo sugestões e problemas da classe com o objetivo de fortalecer a advocacia tocantinense. Em Paraíso do Tocantins, durante a roda de conversa foi lançada a pré-candidatura de João Inácio Neiva à presidência da subseção da cidade. O advogado falou sobre os problemas da subseção e os desafios que precisam ser vencidos para que a região tenha maior representatividade e valorização. “A proximidade de Paraíso com Palmas, por exemplo, tem dificultado o nosso trabalho, os juízes, os promotores, não residem na comarca, nós não temos aqui um Fórum. É um prédio improvisado que tem dificultado o nosso trabalho, então, esperamos que tudo isso mude. Temos esse desafio de fazer diferente porque nossa comarca enfrenta problemas que só temos aqui e precisamos de uma OAB forte, atuante para enfrentar esses problemas e é isso que vamos buscar, a mudança, a renovação que o Movimento tanto tem mostrado”, reforçou Neiva.

A advogada Edneusa Márcia de Moraes comentou sobre a importância que o Movimento tem dado para a advocacia em ouvir e atender sugestões e problemas de toda a classe. “Aderi a esse Movimento por acreditar que as bandeiras levantadas por ele são propostas sérias, voltadas a atender os anseios da advocacia. Acho primordial esse entrosamento com os advogados, aceitando as sugestões, ouvindo problemas. Tem aceitação sobre as reclamações que fazemos com o judiciário de todo Estado, temos sempre um respaldo, um retorno. Desta forma, nos sentimos muito bem representados por esse Movimento, porque a OAB tem que valorizar o advogado e não é isso que estamos vendo. Estou junto desse Movimento, esperando pelo novo”, destacou a advogada.

Em todo o Estado, os advogados têm comentado sobre falta de representatividade e valorização da classe e sobre o desejo de se ter uma OAB atuando em prol da advocacia, atendendo os anseios e valorizando principalmente as prerrogativas dos advogados. Neste mesmo sentimento, o advogado Jacy Brito comentou sobre a importância de inovar na OAB. " O próprio nome do Movimento já nos diz muita coisa, a OAB somos todos e todas nós. Para que haja melhorias não é necessário que haja situação A ou B, é necessário que haja apenas profissionais compromissados, e exemplo disso é o colega João Neiva e o Gedeon, que vem se empenhando há muito tempo, que visa uma OAB mais fortalecida. O objetivo dessa reunião foi justamente para demonstrarmos que a OAB possui a cada dia mais condições de inovar e que nós não podemos viver acomodados e esquecidos. O advogado é algo indispensável na administração da justiça e por isso, não podemos nos calar com imposições", destacou o advogado.

O conselheiro federal da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, encerrou a roda de conversa falando da qualidade representativa da advocacia paraisense. “Precisamos trabalhar para que a advocacia paraisense se fortaleça ainda mais. Temos uma qualidade profissional na advocacia de Paraíso celebrada e sentida por todo Estado, mas precisamos buscar renovar e valorizar o advogado de Paraíso para que ele sinta o quanto ela é forte. Vamos juntos renovar e buscar esse fortalecimento, essa força e união para toda advocacia de Paraíso e todo Estado, porque sempre digo que afinal de contas a OAB Somos Todos e Todas Nós”, concluiu Pitaluga.